Você já ouviu falar sobre o câncer de laringe? Caso não, saiba que este é um dos cânceres mais comuns na região da cabeça e do pescoço. O câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos desta região e isso não é tudo: caracteriza 4% de todas os cânceres .
Abaixo separamos tudo o que você deve saber sobre o câncer de laringe. Confira:
Fatores de risco
Os principais fatores de risco associados à doença são o consumo de álcool em excesso e o tabagismo, sendo este considerado o de maior risco para que o câncer de laringe seja desenvolvido, já que fumantes tem 10 vezes mais chances do que a população não tabagista .
Quando os dois fatores são associados, o risco aumenta ainda mais e as chances sobem para 32 vezes ! Isso ocorre porque ambos atuam de forma sinérgica para que a proteção natural da mucosa seja reduzida, o que leva a uma multiplicação celular desordenada nessa região.
Sintomas
Os sintomas do câncer de laringe variam de acordo com o local atingido. O câncer supraglótico costuma apresentar sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir, alteração da voz e sensação de um caroço na garganta. Já o tumor glótico e subglótico geralmente é reconhecido pela rouquidão.
Outros sintomas que podem acompanhar são tosse persistente, dor no ouvido e aparecimento de gânglios (linfonodos ou ínguas) na lateral do pescoço.
Diagnóstico
O diagnóstico inicial do câncer de laringe pode ser feito por meio de exames laringoscópicos, radiológicos porem é necessária a biópsia para confirmação diagnostica . (retirada de um pequeno pedaço do tumor).
A laringoscopia, exame mais comum, é realizada com um aparelho de endoscopia próprio para a garganta introduzido pela boca ou pelo nariz (nasofibrolaringoscopia). Se alguma alteração for encontrada, a biópisia é indicada.
Tratamento
O tratamento do câncer de laringe depende do tamanho do tumor e das condições clinicas do paciente. As opções são : radioterapia ou cirurgia (laringectomia total ou parcial) – é interessante saber que, mesmo com a retirada de toda laringe , é possível buscar tratamentos específicos para a recuperação da voz.
Também pode se associar a quimioterapia ao tratamento em alguns casos. A notícia boa é que, se diagnosticado em fase inicial, o paciente tem mais de 90% de cura.
Prevenção
As seguintes medidas preventivas são recomendadas para evitar o câncer de laringe:
- evitar fumar;
- evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas
- manter uma boa higiene bucal;
- para quem trabalha com produtos químicos carcinogênicos, sempre usar máscara para não inalar vapores.
O Dr. Homero Ferraro é especializado em otorrinolaringologia e cirurgias de cabeça e pescoço. Se você curtiu esse post, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram!