A aparência das orelhas pode ser um incômodo para muitas pessoas. Além da conhecida “orelha de abano”, muitos sofrem com orelhas maiores que o normal, dificultando a simetria da face, dobra anormal da cartilagem, entre várias outras questões estéticas.
Para corrigir tudo isso existe a otoplastia — também conhecida como “plástica das orelhas”. Uma cirurgia considerada simples e rápida, mas que pode devolver a autoestima de muitas pessoas. Ficou interessado(a)? Então continue a leitura deste post!
O que é a otoplastia e quando ela é indicada?
A otoplastia é a cirurgia plástica da orelha que visa modificar a sua posição, diminuindo o aspecto conhecido como “orelha de abano” ou ainda modificando a sua forma . Além dessa situação, a cirurgia também pode ser indicada para corrigir outras questões, como:
- sequelas de traumas;
- orelhas constritas;
- ausência congênita das orelhas;
- assimetrias nas formas das orelhas;
- orelhas mal formadas.
O procedimento é indicado para pessoas que se sintam incomodadas com as suas orelhas . Embora as “orelhas de abano” tenham diferentes graus, o que define se o candidato pode se submeter à cirurgia é o quanto o problema afeta a sua autoestima, já que algumas pessoas com graus menores podem se sentir mais incomodadas do que outras.
Se a cirurgia for feita em criança, é preciso respeitar a idade mínima de 7 anos, quando as orelhas já atingiram o seu crescimento máximo e a cirurgia não trará interferência nesse processo.
Como a otoplastia é feita?
Em geral, a otoplastia é feita com anestesia local e sob sedação. O médico pode iniciar o procedimento realizando uma incisão em um ponto estratégico no sulco logo atrás da orelha.
Nos casos de correção da orelha de abano, o processo de “rotação” pode ser realizado retirando-se um pedaço da cartilagem da parte côncava próxima ao orifício do canal da orelha (concha) ou apenas usando suturas.
Para deixar as orelhas mais naturais, os médicos costumam criar as dobras “enfraquecendo” a cartilagem e usando suturas, mantendo a orelha na posição correta.
A cirurgia costuma ter duração média de 2 horas e o paciente pode receber alta no mesmo dia.
O que posso esperar de resultado da otoplastia?
As orelhas são extremamente importantes para o equilíbrio da face e estão intimamente ligadas à autoestima de muitas pessoas. Com a otoplastia, os pacientes relatam melhoras na sua confiança, na sociabilidade e, claro, na forma como se enxergam e se relacionam com os demais.
Além de melhorar a parte psicológica, a cirurgia plástica das orelhas também contribui para ganhos estéticos, como:
- orelhas em um posicionamento adequado e paralelo ao rosto;
- orelhas de tamanho proporcional a face;
- reparação de deformidades após acidentes;
- correção de lóbulos deformados devido ao uso de alargadores ou brincos muito pesados;
- orelhas mais proporcionais entre si e com uma aparência mais simétrica;
- orelhas naturais, sem cicatrizes visíveis (o que significa que ninguém saberá que você passou por um procedimento de cirurgia plástica).
Lembrando sempre que o objetivo da otoplastia é a melhora na estética das orelhas, e não a perfeição. Isso significa que o seu médico buscará deixar as suas orelhas mais adequadas possíveis ao seu rosto, garantindo uma aparência natural.
Quais são os principais cuidados pré e pós-operatório?
Para que a otoplastia traga o resultado desejado, é fundamental tomar alguns cuidados antes e depois da cirurgia. Separamos os principais para você. Confira.
Pré-operatório
Escolha um bom médico
Antes de qualquer coisa, é fundamental buscar um bom médico, capacitado e habilitado para a realização da otoplastia e que tenha experiência nessa área. Isso é fundamental para garantir o resultado e, principalmente, devido à segurança, garantindo que a sua saúde estará em boas mãos.
Na consulta pré-operatória, converse com o seu médico e tire todas as suas dúvidas sobre os riscos e o que você pode esperar do procedimento.
É nesse momento também que a sua saúde será avaliada e que o profissional solicitará exames como hemograma, coagulograma e eletrocardiograma, garantindo que não exista nenhum problema que aumente os riscos da cirurgia.
Medicamentos
Se você toma medicamentos de uso contínuo, deverá conversar com o seu médico, já que alguns precisarão ser interrompidos antes da cirurgia, como é o caso daqueles que alterem a coagulação (como gingko biloba, ácido acetilsalicílico —AAS—, clopidrogel e cascara sagrada).
Porém, sempre converse antes com o médico, afinal é fundamental que ele conheça os seus problemas crônicos de saúde e como as doenças estão sendo tratadas.
Jejum
É preciso manter 8 horas de jejum tanto de sólidos como de líquidos.
Pós-operatório
Curativos
Ao fim da cirurgia, o médico fará um curativo específico que deverá ser retirado depois de 1 ou 2 dias do procedimento, no consultório. Caso haja necessidade que o paciente continue realizando o curativo em casa, o profissional explicará a maneira correta de proceder.
Em geral, são usadas faixas compressivas de tecido, principalmente nas correções das orelhas de abano, que devem ser usadas 24 horas por dia, durante no minimo 15 dias, sendo retiradas apenas no momento do banho.
Vermelhidão, dor e inchaço
Nos primeiros dias, é natural que a região fique avermelhada e com presença de edema (inchaço). Porém, com o passar do tempo, o aspecto tende a melhorar até a plena recuperação.
Retorno às atividades
Nos adultos, é possível retornar às atividades normais em 2 dias. As atividades físicas precisam ser leves nos primeiros dias de recuperação. Já em crianças, recomenda-se esperar até uma semana para o regresso às aulas, evitando o risco de traumas na região operada.
Óculos
Quem precisa usar óculos, deverá fazê-lo por cima do curativo, de preferência com as hastes presas com esparadrapos na faixa, evitando apertar demais a cabeça. Após o curativo ser retirado, é preciso evitar o uso de óculos muito apertados.
Cicatrizes
Costumam ser imperceptíveis, já que ficam escondidas na parte detrás da orelha, onde ela se junta ao crânio. Em alguns casos, pode ser necessária a incisão na parte da frente da orelha, contudo os médicos sempre procuram escondê-la entre as dobras da pele.
Em geral, é possível notar uma boa parte dos resultados da otoplastia logo no pós-operatório. Contudo, o resultado definitivo só será notado após 6 meses. Lembrando que tudo dependerá da cicatrização e dos cuidados do paciente, além da perícia do médico escolhido.
Você gostou de saber sobre a otoplastia? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a modificar a aparência das suas orelhas!