Você acorda cansado e com dor de cabeça? Além disso, dizem que você ronca muito e alto? Fique atento! Você pode sofrer de apneia do sono , quando não tratada corretamente pode levar a consequências mais grave.
Quando dormimos, naturalmente, a região da faringe sofre um estreitamento e o ar passa com mais dificuldade devido ao relaxamento muscular e a queda da lingua.
Em alguns casos, pode acontecer uma obstrução parcial da faringe, o que causa uma vibração maior na região e gera um ruído — chamado de ronco . Isso atinge 30% da população. Quem ronca geralmente não percebe o problema, mas quem está próximo, sofre com o barulho.
O ronco acaba sendo um problema social porem quando associado a apneia do sono ( parada da respiração durante o sono) pode trazer problemas a nossa saúde.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post!
Como ocorrem o ronco e a apneia do sono?
Junto com o ronco pode vir a apneia do sono. Ela acontece quando a pessoa para de respirar por alguns segundos. Essas pausas na respiração diminuem a concentração de oxigênio no sangue, causando microdispertares durante a noite por isso a sonolencia durante o dia em paciente com apneia do sono, a longo prazo esse stress pode aumentar a chance de eventos cardiovasculares ( infarto, avc), Os tipos de apneia do sono são –
- obstrutiva: mais comum, ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e o ar deixa de fluir para as vias aéreas, causando um bloqueio temporário. É mais frequente em pessoas que apresentam obesidade, adenoides, aumento das amígdalas e alterações craniofaciais.
- central: mais rara, é ocasionada por uma alteração na região do cérebro que controla a respiração.
Estar atento a todos os sintomas e procurar o tratamento mais adequado é fundamental para que os problemas não se agravem.
Quais os tratamentos possíveis?
Mudança de hábitos
O excesso de peso é um dos principais causadores da apneia. Portanto, mudanças na alimentação e realização de exercícios físicos podem fazer uma grande diferença na luta contra a doença . Parar de fumar também é importante.
Máscara CPAP
O CPAP pode ser indicado em todos os casos de ronco e apneia , ele é o melhor tratamento que temos hoje. Parecida com uma máscara de oxigênio, o equipamento joga ar no nariz ou na boca do paciente, empurrando o oxigênio para os pulmões. Ela ajuda a manter a respiração normal durante o sono e evita roncos e apneia.
Aparelho odontológico
O uso de aparelhos ortodônticos feitos sob medida também podem ajudar a resolver o problema. Eles são indicados para quem tem ronco e apneia leve , o aparelho intra oral ajuda a avançar a mandibula aumentando o espaço para passagem do ar.
Cirurgia do ronco
Para apneia moderada ou severa a cirurgia pode ser uma opção em pacientes que possuem anatomia adequada e poucas comorbidades. Ela pode ser realizada das seguintes formas:
- cirurgia de plástica da musculatura da garganta: neste caso é feita a remoção das amígdalas, adenoides ou tecidos na região da garganta que acabam dificultando a passagem de ar, além da remodelação da musculatura;
- cirurgia nasal: indicada quando a pessoa respira pela boca e tem dificuldade de se adaptar à máscara do CPAP. A cirurgia nessa região traz mais conforto ao paciente e pode melhorar significativamente os roncos;
- reposicionamento do queixo: indicada apenas quando há desproporção entre os ossos da face, ela corrige o espaço reduzido entre a língua e a garganta, facilitando a passagem de ar;
Em todos os casos, uma avaliação com um médico otorrinolaringologista é muito importante para ajudar a resolver o problema e ter noites agradáveis de sono. Para isso, ele vai precisar saber mais sobre seus hábitos e os sintomas que você apresenta.
Gostou das informações desta matéria? Clique aqui e saiba como é feita a cirurgia do ronco.