Você é independente, trabalha, tem boa remuneração, faz o que gosta e administra a vida por conta própria. Curte sair com os colegas e amigos para aquele happy hour relaxante. Entretanto, se o assunto é estética, alguns pontos do seu corpo incomodam, como o nariz, que também tem problemas com a parte funcional, muitas vezes piorando seus quadros obstrução nasal. Então, é hora de você saber o que é rinoplastia.
Neste post, explicamos do que se trata, quando é indicada, como é realizada e a recuperação após o procedimento. Continue a leitura e veja mais!
Entenda o que é rinoplastia
Rinoplastia é um procedimento cirúrgico prati
cado com o propósito de remodelar o nariz. A cirurgia pode ser procedida por meio de duas técnicas distintas. Confira quais são.
Rinoplastia aberta
Nessa técnica, que dura entre duas e três horas, o processo consiste na produção de pequenas incisões através da columela, nome do tecido que separa as duas narinas. A seguir, é feito o erguimento da pele com a consequente exposição da parte interior do nariz.
Dessa forma, o médico-cirurgião tem condições de avaliar cuidadosamente a estrutura nasal. É a partir dela que o profissional será capaz de efetuar a remodelação, retirando ou colocando cartilagens e tecidos, até que se obtenha a aparência desejada pelo paciente.
Rinoplastia fechada
Na rinoplastia fechada, com duração de uma a duas horas, os cortes são efetuados dentro das narinas. Nessa situação, ao contrário da rinoplastia aberta, a pele não é levantada. Por meio de instrumental muito pequeno, o cirurgião promove a alteração no desenho do nariz com a introdução ou remoção de tecidos e cartilagens.
Mesmo com a diferença de tempo entre uma e outra, as duas técnicas possibilitam bons resultados. Claro que você precisará seguir à risca todas as recomendações pós-operatórias. O procedimento é sensível e em uma área muito exposta a impactos que podem trazer complicações sérias.
Saiba em quais casos a rinoplastia é indicada
A rinoplastia é feita com dois objetivos:
- estéticos: fazer uma mudança na angulação do nariz, aumentar ou reduzir seu tamanho, torná-lo mais afilado ou ampliar a largura, eliminar eventuais defeitos e endireitá-lo, entre outros fins;
- funcionais: nesse caso, a cirurgia procura executar correções nas funções prejudicadas, solucionar problemas respiratórios, congestão nasal, traumatismos e afins.
Qualquer que seja a razão, só podem se submeter a esse procedimento pacientes com o nariz formado: as mulheres, a partir dos 15 ou 16 anos e os homens, por volta dos 18 anos em diante.
Veja como funciona o procedimento
De modo geral, apesar de a descrição sugerir um ato assustador, a rinoplastia é um procedimento . A cirurgia tem três fases. Veja quais são a seguir.
Incisão, abertura nasal
Para iniciar o procedimento, o médico-cirurgião efetua, com um bisturi, incisões para que possa ter acesso seguro aos ossos e cartilagens que constituem a base do nariz (pirâmide nasal). Ele pode afastar os tecidos da base, quer dizer, fazer o “desencapamento” do nariz, por meio de uma rinoplastia aberta, ou, então, operar sem o deslocamento da pele, que é a técnica da rinoplastia fechada.
Correção da parte funcional (septoplastia) e remodelamento do nariz
Essa etapa acontece de acordo com o tipo de operação que será feita e conforme o resultado almejado. Nessa situação, o cirurgião poderá retirar uma parte do osso e da cartilagem do septo corrigindo a obstrução nasal do paciente , e/ou acrescentar um novo tecido no lugar.
O enxerto mais utilizado para remodelar o nariz é a cartilagem do próprio septo , porem em algumas situações são necessário enxertos de outras regiões do corpo como cartilagem da orelha e da costela. Na maioria dos casos , é ocasionada a fratura proposital do osso nasal, como modo de correção de tortuosidades do nariz.
Fechamento
Efetuados todos os atos cirúrgicos indispensáveis para se conseguir o formato pretendido, a pele , se for uma rinoplastia aberta, é restituídas ao seu lugar, encerrando o procedimento. A partir daí, é necessário o cumprimento de diversos cuidados pós operatórios que interferem diretamente no resultado da cirurgia .
De imediato, a boa acomodação dos tecidos na nova estrutura requer, em boa parte das intervenções, que o operado use uma tala no nariz por sete dias, para imobilizar a região. Depois que o profissional autorizar a retirada da tala, basta fazer uso de um esparadrapo por mais uma semana.
Aprenda como proceder no pós-cirúrgico
O pós-operatório da rinoplastia difere das outras cirurgias plásticas, uma vez que o nariz é uma parte do nosso corpo que tem a necessidade de um tempo maior para desinchar e cicatrizar após um tratamento cirúrgico.
Como é uma área sensível, precisa de cuidados próprios para que se adquira uma recuperação adequada. São eles:
- repouso : por volta de sete dias, com a cabeça erguida; consumir alimentos frios para evitar sangramentos;
- aplicar compressas geladas: elas ajudam a diminuir o inchaço, a acelerar a cicatrização e a eliminar as manchas roxas.
- drenagem linfática: o cirurgião pode recomendar essa opção para impulsionar o processo de desinchar, cicatrizar e remover os arroxeados;
- uso de splints: splints são placas plásticas que são colocadas dentro do nariz e fixadas ao septo durante a cirurgia com o objetivo de estabilizar o septo e evitar hematomas na região, essas placas são retiradas 7 dias após a cirurgia e no geral não causam incomodo ao paciente
- anti-inflamatórios: auxiliam a eliminar a dor;
- proteger contra os raios do sol e não praticar atividade física: evite o sol e não realize exercícios durante três ou quatro semanas. Se você faz alguma modalidade com risco de traumatismo na região operada, o tempo de interrupção é de 90 dias, no mínimo.
- Evitar o uso de óculos por 30 dias para não marcar o dorso nasal
Agora, que você está por dentro de o que é rinoplastia, é o momento de procurar um profissional experiente que possa solucionar seus problemas estéticos e funcionais por meio dos procedimentos corretos. Cuidar de você é um ato de amor.
Gostou deste artigo? Para saber mais sobre rinoplastia e cirurgias de cabeça e pescoço e obter outras informações sobre a sua saúde, entre em contato conosco!