Procedimento cirúrgico realizado principalmente por razões estéticas, a rinoplastia também pode ser aproveitada para corrigir os defeitos nasais, congênitos ou resultantes de algum tipo de lesão. O desvio no septo serve como exemplo, um incômodo que pode causar algumas adversidades em relação à respiração.
Se você sabe o que é isso e está em busca de uma solução, não perca este artigo em hipótese alguma, pois aqui nós falaremos sobre os benefícios da rinoplastia!
Mais do que somente uma questão de aparência, essa cirurgia pode desempenhar um papel de extrema importância para a nossa saúde. As vantagens são claras e os riscos são mínimos, lembrando-se de que ela deve ser feita por profissionais especializados.
De qualquer modo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento. O assunto é bastante relevante, especialmente para quem não está muito feliz com o seu nariz ou que apresenta algum tipo de desconforto.
Está pronto? Então vamos lá!
O que é essa cirurgia?
De forma clara e objetiva, a rinoplastia nada mais é do que o termo médico utilizado para descrever as cirurgias no nariz. Recomendada para quem já completou 15 anos e que não está satisfeito com o formato do nariz ou com o seu “desempenho”, o procedimento é um dos tipos de cirurgia plástica mais realizados no mundo.
Quando falamos em “desempenho” estamos nos referindo justamente aos problemas que citamos no início do artigo, como sinusite, rinite, respiração ineficiente e sono de má qualidade — condições que podem se causadas pelas anormalidades do nariz.
Embora se possa afirmar sem medo algum que a rinoplastia é, na maioria das vezes, ligada aos casos estéticos, a procura para corrigir os incômodos funcionais cresce a cada dia.
Quais são os benefícios da rinoplastia?
Agora que você já sabe o que é, mostraremos a seguir 5 benefícios da rinoplastia que merecem ser destacados individualmente. São eles:
1. Melhora da autoestima
Começaremos então pela melhora da autoestima. Queira você ou não, o nariz é um dos grandes responsáveis pela harmonia facial, sendo esse um dos motivos que fazem da rinoplastia uma das cirurgias mais procuradas.
Esteticamente falando, ela é requerida por quem deseja corrigir/alterar a largura do dorso nasal, a ponta ou o perfil do nariz, que podem ser grandes ou desproporcionais se comparados aos demais componentes do rosto.
O tamanho e as características do órgão podem ser as razões por trás de problemas emocionais como a falta de confiança, por exemplo. Por isso que o procedimento não deve ser analisado apenas como uma mudança física, mas sim como uma melhora da autoestima e da qualidade de vida.
2. Possibilidade de melhora da respiração
Mais comum do que se imagina — mas menos perceptível do que deveria —, a dificuldade para respirar devido às características de formato do nariz é uma condição que atinge muita gente, acredite.
Por “trabalhar” nas suas estruturas, a rinoplastia também é associada à possibilidade de melhora na respiração, já que pode corrigir as dificuldades respiratórias causadas por suas anormalidades.
Entre elas está o desvio de septo, um problema que pode bloquear completamente a passagem do ar por se tratar de uma obstrução nasal.
3. Possível aumento da qualidade do sono
Outro benefício que não poderia ficar de fora dessa lista é o possível aumento da qualidade do sono. Na verdade, o sono interrompido ou perturbado — como são chamados pelos especialistas — é geralmente relacionado ao que acabamos de falar: às dificuldades ligadas à respiração.
Quando as passagens nasais se encontram obstruídas, a tendência é que você não durma tão bem quanto deveria. Os indivíduos que sofrem com os problemas respiratórios provocados pelos defeitos estruturais do nariz são mais propensos a roncar e a desenvolver a apneia.
Portanto, a possibilidade de melhora na respiração pode ter por consequência o aumento da qualidade do sono.
4. Cirurgia segura
Apesar de não estar relacionada à saúde ou à aparência, a segurança do procedimento cirúrgico também é uma de suas vantagens. Realizada com anestesia local ou geral, o paciente é geralmente liberado no mesmo dia.
No entanto, vale ressaltar que a rinoplastia não é uma cirurgia simples. Pelo contrário, há certa complexidade devido às delicadas estruturas do nariz. Todavia, ela não costuma demorar muito, levando em média entre duas e três horas: dependendo do caso, o procedimento pode levar até seis horas.
Ainda que pareça um tanto quanto assustadora, a rinoplastia é uma cirurgia muito segura, disso não há a menor dúvida.
5. Melhora da harmonização facial
E claro, não menos importante, está a melhora da harmonização facial. Nesse sentido, o interessante é que a maioria das pessoas enxerga o nariz como a parte mais proeminente do rosto, atraindo atenção para o “bem ou o mal”.
Um nariz reto e simétrico contribui para uma boa aparência, enquanto um nariz torto e assimétrico diminui. Simples assim.
Quais são os cuidados para o pós-operatório?
Antes de concluirmos, não poderíamos nos esquecer de mencionar os cuidados para o pós-operatório. Basicamente, as recomendações são as seguintes:
- trocar o curativo externo sempre que necessário;
- evitar sol, friagem ou vento nos três primeiros dias;
- evitar sol de praia no período de um mês;
- cuidar para não estragar ou umedecer o curativo (jamais tirá-lo para verificar como ficou o nariz);
- dormir somente com a face para cima (nunca lateralmente);
- sol intenso apenas com boné e protetor solar;
- não utilizar óculos até ser liberado pelo médico;
- não se preocupar com os inchaços;
- evitar esforço físico e não abaixar a cabeça;
- não sair de casa até o segundo dia após a rinoplastia;
- só retornar ao trabalho depois de três ou quatro dias (aqui será preciso analisar as suas funções);
- esportes (leves) somente após 45 dias.
Bem, esses são alguns dos cuidados que se deve ter após a cirurgia. De um modo geral, atente-se às palavras do médico. Embora tenha que se ter muita atenção no pós-operatório, os benefícios da rinoplastia certamente os fazem valer a pena. Mais do que uma questão estética, ela é também uma questão de saúde. Lembre-se disso!
O que achou deste artigo? Tem alguma dúvida ou experiência para compartilhar? Então deixe seu comentário abaixo!