O nome extenso e complicado pode até assustar. Mas, não é à toa que essa especialidade recebeu uma denominação tão complexa quanto o seu objeto de estudo. Por definição, a otorrinolaringologia é o campo da medicina que se ocupa de diagnosticar e tratar doenças que afetam os ouvidos, o nariz e a garganta.
A atuação dos otorrinos — abreviação pela qual são chamados os especialistas na área — vai muito além de cuidar de problemas de audição ou alergias respiratórias. Será mesmo que você sabe o que é otorrinolaringologia? Neste artigo, detalhamos as particularidades desse campo da medicina e tiramos todas as suas dúvidas sobre quando procurar um profissional especializado.
O que faz um otorrinolaringologista?
O campo de atuação de um médico dessa área engloba, além de cuidados específicos dos ouvidos e vias respiratórias superiores (fossas nasais, faringe e laringe), problemas relacionados à voz, ao sono e ao labirinto — uma pequena estrutura situada no ouvido interno responsável pela sensação de equilíbrio do corpo.
Os especialistas também se ocupam de outras patologias localizadas na cabeça e no pescoço, como a presença de linfonodos (ínguas), problemas nas glândulas salivares, na tireoide e na articulação temporomandibular (ATM).
Na modalidade cirúrgica, a otorrinolaringologia cuida de procedimentos como correção de desvio de septo, remoção dos cornetos nasais que provocam obstrução, cirurgia da sinusite, retirada de amígdalas e adenoides, cirurgia de otite, reconstrução do tímpano, microcirurgia das cordas vocais e retirada de tumores, pólipos e nódulos.
Além disso, pelo conhecimento profundo das estruturas de ouvido, orelhas e nariz, o cirurgião otorrinolaringologista também é habilitado para a realização de cirurgias plásticas como a otoplastia (correção das chamadas orelhas de abano) e rinoplastias (ajustes estéticos no formato do nariz).
Quais são as principais doenças tratadas por um otorrinolaringologista?
Os especialistas em otorrinolaringologia são habilitados a tratar uma série de patologias relacionadas à respiração, audição, malformações e disfunções. As principais delas são:
Rinites
Inflamações das mucosas nasais provocadas por uma reação alérgica a substâncias como poeira, ácaros ou mofo ou por infecções virais como o resfriado e a gripe.
Sinusites
Reações inflamatórias na mucosa que reveste os seios da face (localizados atrás do rosto) provocada por vírus, bactérias ou alergias, o que costuma provocar acúmulo de secreção, dores de cabeça e congestão nasal.
Desvio do septo nasal
Problemas nas estruturas que separam uma narina da outra, prejudicando as funções respiratórias. Pode ser causado por problemas congênitos, alterações estruturais durante o crescimento, inflamações, alergias crônicas, infecções, procedimentos cirúrgicos ou traumas na face.
Pólipos nasais
Crescimentos anormais na forma de pequenos tumores benignos na mucosa nasal ou nos seios da face.
Apneia do sono
Distúrbio respiratório caracterizado por pausas na respiração durante o sono, o que pode ocorrer várias vezes durante o repouso. Frequentemente os portadores nem sequer sabem que têm o problema.
Perda da audição e surdez
Provocadas geralmente pelo envelhecimento e pela exposição prolongada a ruídos muito altos, a redução da audição ou até a sua perda completa também podem ser resultado de infecções, problemas hereditários, traumatismo, uso de medicamentos ou lesões cerebrais. Podem ocorrer na forma transitória, quando a audição é recuperada com o afastamento da causa, ou permanente.
Otites
Inflamações no ouvido ou no tímpano que costuma provocar muita dor e é muito comum em bebês e crianças pequenas. A principal causa é a infecção provocada por vírus ou bactérias. Se não tratadas devidamente, podem comprometer a audição ou infectar áreas próximas.
Perfuração do tímpano
Composto por uma membrana muito delicada, o tímpano fica no final do canal auditivo e é uma estrutura fundamental para a percepção do som e sua transmissão para as demais estruturas envolvidas na audição. Por sua fragilidade, o tímpano pode sofrer perfurações causadas por infecções no ouvido, acúmulo de secreções, introdução de objetos no canal do ouvido, jatos fortes de água ou ar, pressão traumática ocasionada por um tapa de grande intensidade no ouvido ou por mudança brusca na pressão atmosférica, explosões e sons extremamente altos (chamados de traumas acústicos).
Labirintopatias e vestibulopatias
São problemas no labirinto — estrutura localizada na orelha interna e formada pela cóclea (parte do ouvido responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio) — que podem provocar tonturas fortes, como a que ocorre nas crises de labirintite. Entre as causas das labirintopatias e das vestibulopatias estão inflamações, infecções, tumores, problemas neurológicos, alterações genéticas e traumas.
Amigdalite/faringite
Doenças que afetam as amígdalas (estruturas envolvidas no sistema imunológico, localizadas perto da base da língua) ou a faringe (parte mais superior da garganta, conectando as estruturas respiratórias do nariz e da boca à laringe). Costumam provocar dor, vermelhidão, coceira e muito incômodo ao engolir. Nos casos mais sérios, podem estar presentes febre, mal-estar, presença de linfonodos no pescoço e placas brancas com pus. Vírus e bactérias são os principais causadores das duas patologias.
Adenoides e amígdalas aumentadas
As amígdalas são estruturas situadas no fundo da garganta. Já as adenoides, localizadas no fundo do nariz, só podem ser visualizadas com a ajuda de aparelhos especiais. Ambas as estruturas integram o sistema de defesa do corpo até os 3 anos de idade, quando perdem essa função e se tornam estruturas residuais. Muitas vezes, um acúmulo anormal de tecidos faz com que elas cresçam, ocasionando entupimento do nariz, ronco, infecções recorrentes na garganta, nariz e ouvidos e mau hálito.
Paralisia facial
Perda de movimento dos músculos da face provocada por problemas nos nervos que os controlam. Pode ser provocada por várias doenças, algumas das quais graves, e por isso exige atenção médica imediata. Comumente é provocada pelo ataque secundário de algum vírus simples e é tratável.
Distúrbios da deglutição
Engasgos, tosse e dor ao engolir são os problemas mais frequentes envolvendo o mecanismo de deglutição. Alterações anatômicas provocadas por outras doenças, refluxo gastroesofágico e problemas neurológicos estão entre as causas mais comuns do problema.
Alterações na voz
A rouquidão é o problema mais frequente. Mas, voz fraca ou ofegante, falhas, afinamento ou engrossamento da voz também são queixas que precisam ser avaliadas por um especialista em otorrinolaringologia. Na maior parte das vezes, as alterações na voz são causadas por irritações nas cordas vocais. Porém, em alguns casos, esses sintomas podem ser a primeira manifestação de doenças mais graves, como tumores.
Nódulos na tireoide
Como cuida de toda a região da cabeça e do pescoço, o otorrino também é o profissional indicado para avaliar e diagnosticar os nódulos (tanto os benignos quanto os cancerígenos) da glândula tireoide.
Disfunções da ATM
Dores e estalos durante os movimentos de mastigação e de fala feitos pela mandíbula podem estar relacionados às disfunções da articulação temporomandibular (ATM). O problema pode ser resolvido com a utilização de placas orais de acetato, aplicação de toxina botulínica ou, em casos mais sérios, com cirurgia.
Quando devo procurar um especialista?
A visita a um otorrinolaringologista está indicada nos casos de obstrução nasal, dores de cabeça, ouvido ou garganta, secreção no nariz ou no ouvido, sangramentos nasais, dificuldades de audição, alergias e problemas respiratórios de forma geral. Roncos, tonturas, zumbidos no ouvido e rouquidão também são sintomas que devem ser avaliados o quanto antes por um especialista na área.
Agora que você sabe o que é otorrinolaringologia, fica fácil entender o porquê da importância de um profissional da especialidade na avaliação, no diagnóstico e no tratamento correto de várias patologias. Além disso, os cirurgiões habilitados na área também têm uma atuação ampla, atuando em casos de doenças que acometem o complexo ouvido-nariz-garganta e na correção estética de problemas na face.
Precisa do atendimento de um profissional referência na área? Quer tirar dúvidas sobre problemas de saúde relacionados aos problemas abordados neste artigo? Entre em contato conosco e agende uma consulta.