Sensação de nariz congestionado, garganta e boca secas, roncos e coceira. Todos esses sintomas podem ser resultantes de uma condição clínica chamada hipertrofia de cornetos.
Os cornetos se encontram dentro da cavidade nasal e, no total, são três em cada cavidade, classificados como: corneto superior, médio e inferior.
A principal função dos cornetos é aquecer e umidificar o ar que respiramos. Essa é uma função muito importante. Afinal, o ar que chega até o nosso nariz é seco e frio, sendo necessário que o nosso organismo o aqueça e o umidifique para, então, enviá-lo aos nossos pulmões.
Para entender um pouco mais sobre o tema, continue a leitura!
O que é a hipertrofia de cornetos?
Apesar de esse ser um processo extremamente importante, nem sempre funciona como deveria. Muito disso se deve ao fato de que, em alguns pacientes, os cornetos se encontram aumentados, o que causa uma obstrução nasal.
Em geral, o principal responsável por esse processo é o corneto inferior, mas qualquer um dos cornetos pode estar envolvido na obstrução.
Quais são as causas da hipertrofia de cornetos?
A hipertrofia de cornetos pode ter causas variadas, a principal esta relacionada a rinite principalmente a alergica ou inflamações crônicas que acabam dificultando a passagem do ar.
Como tratar a hipertrofia de cornetos?
Se você tem sentido dificuldade para respirar ou notado muco em excesso, ronco e boca e garganta secas, a primeira recomendação é procurar por um otorrinolaringologista.
Afinal, somente esse médico poderá fazer o diagnóstico de hipertrofia de cornetos.
A partir de então, o profissional determinará a causa do problema, indicando, assim, o tratamento mais adequado.
Existem algumas possibilidades; confira:
Tratamento clínico
Indicado para as pessoas que sofrem com o crescimento dos cornetos devido à rinite alérgica. Nessas situações, é comum que apenas o uso de alguns medicamentos já seja suficiente para reduzir o tamanho dos cornetos e, também, melhorar os sintomas associados à rinite e à obstrução nasal.
É possível usar medicações orais ou locais, como as intranasais. De qualquer forma, vale a pena salientar que a rinite não é uma doença simples de ser tratada e exige a colaboração do paciente, principalmente para manter distância dos causadores da alergia.
Tratamento cirúrgico
Quando o quadro não responde ao uso de medicamentos por 2 a 3 meses podemos optar por ressecar parcialmente os cornetos , essa cirurgia chamamos de turbinectomia. Ela pode ser associada a septoplastia em pacientes que apresentam desvio de septo nasal.
Quem está planejando realizar uma plástica no nariz também pode aproveitar a ocasião para resolver as questões funcionais, como o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos e, assim, respirar melhor — além de garantir uma estética mais agradável.
Recuperação
Em geral, a recuperação total após as cirurgias de cornetos leva em torno de 3 semanas, sendo muito importante que o paciente realize repouso domiciliar na primeira semana após a operação, evitando exercícios físicos e calor excessivo.
Depois desse período, o paciente é liberado para retomar às atividades profissionais e para realizar alguns tipos de exercícios físicos.
Se você sofre com esse problema, não deixe de procurar ajuda médica. Como você pode notar, a condição tem tratamento e cura.
Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e agende uma avaliação.