Elas surgem com mais frequência no inverno, mas é importante prevenir as doenças respiratórias o ano todo. Muitas vezes, devido ao frio, as pessoas se aglomeram em locais fechados e mal ventilados, facilitando, assim, a transmissão do vírus.
No entanto, é possível prevenir crises, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Para isso, é necessário cuidar do ambiente e adotar hábitos saudáveis.
Quase metade dos brasileiros sofre com alguma doença respiratória, segundo dados do Ibope. Se você faz parte desse grupo de pessoas, continue a leitura do post e veja o que fazer para prevenir esses problemas. Confira!
1. Fazer a lavagem nasal
A lavagem é uma maneira de ajudar a evitar crises de rinite e asma, uma vez que limpa as vias nasais, retirando possíveis alérgenos. Ajuda a descongestionar o nariz, reduzindo a dor e o desconforto ao respirar.
Todos que vivem em grandes cidades devem tomar como habito a lavagem nasal devido a poluição. Ela deve ser feito com soro fisiológico ou com soluções de água marinha disponíveis a venda no mercado.
2. Beba bastante líquido
Quando se está desidratado, a primeira coisa que o corpo faz é retirar a hidratação de mucosas como a do nariz e da boca para abastecer outras partes. Entretanto, o ressecamento das narinas pode prejudicar a respiração. Dessa forma, deve-se ingerir muita água, sucos naturais e chás para hidratar o organismo.
3. Alimente-se bem
Uma alimentação balanceada, com quantidades suficientes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais é fundamental para a saúde. Os nutrientes adequados restauram o equilíbrio e as funções do organismo, como a vitamina C, que melhora a imunidade. O corpo mais fortalecido fica menos suscetível à infecções.
4. Lave sempre as mãos
Basta lembrar a quantidade de locais diferentes que botamos as mãos e quantas vezes as levamos ao rosto. Ou seja, cada vez que as colocamos na boca ou perto do nariz sem lavá-las, estamos nos expondo a uma infinidade de doenças, como gripes e resfriados, além de substâncias que podem gerar crises de rinite .
5. Cuide do ambiente
Se na rua estamos expostos, em casa não é muito diferente. Cortinas, tapetes, livros, travesseiros, tudo isso serve para acumular poeira, que é um dos principais causadores de doenças respiratórias.
Assim, é bom manter a casa sempre limpa e arejada, trocar a roupa de cama com regularidade e, se possível, passar um aspirador de pó ou um pano umido para retirar substâncias alérgenas.
Os alérgenos são ativos que provocam alergias e irritações em pessoas mais sensíveis. De modo geral, são os grandes responsáveis pelas doenças respiratórias, como a rinite e a asma.
Como geralmente fazem parte do dia a dia e estão bem disseminados nos ambientes, pode ser difícil ficar longe deles. São alérgenos comuns: poeira, fumaça (de carro, cigarro, fábricas, etc.), pelos de animais, pelúcia, produtos químicos, entre outros.
Enfim, é fundamental que essas medidas façam parte da rotina das pessoas, sobretudo de idosos, crianças e bebês. Prevenir doenças respiratórias depende do esforço de toda a família.
Quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Siga nossas páginas no Facebook e Instagram e receba todas as novidades!