Caxumba, cálculos e tumores malignos e benignos são algumas das doenças das glândulas salivares.
Geralmente são caracterizadas pelo inchaço e o incômodo na área, por isso, elas podem ser confundidas entre si, gerando muitas perguntas. Continue a leitura do texto e veja algumas dúvidas respondidas sobre o assunto!
1. Quais são as doenças das glândulas salivares mais comuns?
A saliva é produzida pelas glândulas sublinguais, submandibulares, parótidas, além das glândulas salivares menores. Portanto, as doenças podem acometer qualquer uma delas. No geral, as enfermidades podem ser dividas em inflamatórias/infeciosas e tumorais.
As inflamatórias podem ser:
- Cálculos, que obstruem os canais de drenagem;
- Infecções bacterianas
- Caxumba e outras doenças virais.
Já as doenças salivares tumorais são raras, representando apenas 3% dos tumores em geral. A maioria deles ocorrem na parótida e em 80% dos casos são benignas.
2. Quais são mais comuns ?
Os sintomas mais comuns são:
- dor localizada;
- edema;
- salivação intensa e espessa;
- pele avermelhada;
- paralisia dos nervos ( pode ocorrer em casos de tumores avançados)
Em geral, os tumores sao assintomáticos, apenas sofrendo um progressivo aumento de tamanho, o que pode durar alguns anos. Nos tumores malignos em estágios mais avançados, podem ocorrer ao acometimento dos linfonodos (ínguas)do pescoço ,paralisia facial e metástase para pulmão e ossos.
3. O que é Caxumba ? Quem for infectado por na infância pode ficar estéril?
Caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação nas glândulas salivares . Ainda que exista uma vacina com alta eficácia (até 97%) ele é uma doença muito comum . Em cerca de 20% dos casos, a doença pode se espalhar para as gônadas, principalmente as masculinas, causando atrofia dos testículos.
No entanto, é raro que a doença provoque esterilidade sendo mais comum os casos de infertilidade em pessoas infectadas na vida adulta.
4. O câncer nas glândulas salivares pode se espalhar pelo corpo?
Alguns tumores .
5. Os cálculos são curados com medicação ou devem ser retirados?
Só o médico pode determinar a necessidade de retirada dos cálculos salivares. Geralmente, eles são removidos quando estão associados a tumores malignos. Do contrário, podem desaparecer de modo natural ou, ainda, com o uso de anti-inflamatórios e antibióticos. Vai depender de qual a origem deles.
De qualquer forma, sempre que aparecem os sintomas de doenças das glândulas salivares, é fundamental procurar por um bom médico. O diagnóstico e o tratamento precoce é o que garante que um problema simples não se torne mais grave.
Agora queremos saber de você: tem alguma dúvida sobre as doenças nas glândulas salivares? Já teve alguma delas? Se sim, como foi o tratamento? Conte tudo para a gente nos comentários.