A tireoide é uma glândula endócrina que produz um hormonio que ajuda a regular o metabolismo do corpo e está localizada no pescoço.
Na idade adulta, é comum aparecerem alterações e problemas na tireoide. Por isso, preparamos este post para que você possa identificar os principais sinais e tratá-los o quanto antes, deixando a sua saúde sempre em dia. Continue a leitura e confira!
1. Alterações no peso
O aumento ou a diminuição de peso sem motivos aparentes, principalmente se não ocorreram alterações na dieta ou nas atividades do dia a dia, podem estar sendo causados por dois diferentes problemas na tireoide: hipotireoidismo e hipertireoidismo.
O primeiro ocorre quando a glândula está com problemas de funcionamento e não produz a quantidade suficiente de hormônios, desacelerando todo o organismo. Já no segundo, acontece o contrário: a produção hormonal é rápida e excessiva, e o organismo perde cada vez mais peso.
2. Nódulos no pescoço
É bem comum o aparecimento de nódulos na tireoide, aproximadamente metade das mulheres apresenta nódulos tireoidianos porem vale ressaltar em menos de 5% dos casos esses nódulos são malignos. O acompanhamento com um cirurgião de cabeça e pescoço ou endocrinologista é imprescindível nesses casos.
3. Alterações na pele, nas unhas e nos cabelos
Alguns problemas como pele ressecada ou unhas e cabelos quebradiços podem ser sinais de metabolismo lento, causado por distúrbios na tireoide. Além disso, a pele seca acompanhada de descamação e coceira também pode ser um indício de alterações nesta glândula.
Geralmente, uma pessoa pode perder alguns fios de cabelo por dia. Esse fator é totalmente normal e se deve ao processo natural de crescimento e renovação capilar, principalmente entre o outono e a primavera.
No entanto, se a queda dura além destas épocas ou há algum aumento na quantidade diária, pode ser um sinal indicativo de alguma alteração no funcionamento da tireoide, e cabe uma investigação mais detalhada para o tratamento do problema.
4. Prisão de ventre
Alguns problemas no intestino, como a prisão de ventre, são um dos sintomas mais comuns de problemas na tireoide.
5. Palpitações e pressão alta
As palpitações ( taquicardia) pode ser um sinal de que a tireoide não esta funcionando como deveria. A pressão alta também pode ser um sintoma desse distúrbio, principalmente se não é amenizada com medicação, prática de exercícios físicos e dieta.
O tratamento para os problemas na tireoide consiste no uso de medicamentos que regulam a sua função ou, até mesmo, na realização de cirurgia para retirada da glândula, que exigirá terapia de reposição hormonal pelo resto da vida.
Por isso, se você vier a ter algum dos sintomas descritos, é recomendado consultar um médico o mais rápido possível, para que o diagnóstico e o tratamento sejam empregados de maneira correta.
E aí, gostou de conhecer os diversos problemas na tireoide? Quer mais informações sobre saúde e bem-estar?Deseja agendar uma consulta , entre em contato com a gente !
Dr Homero Ferraro , Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço.