O Journal of the American Medical Association divulgou recentemente que 55% das cirurgias plásticas realizadas no nariz, feitas em todo o mundo em 2017, foram motivadas por estética.
Esse, e dados semelhantes, nos remetem à uma questão fundamental para quem busca pela junção de estética e saúde. Como se sabe, no cenário da medicina contemporânea, já existem procedimentos que unem as duas questões — que podem e devem ser realizadas de forma segura e benéfica para os pacientes.
Nesse contexto, encontra-se a rinosseptoplastia: cirurgia que corrige o problema de desvio de septo do paciente, trazendo de volta toda a funcionalidade do nariz e que também cuida da parte estética.
O tema costuma gerar muitas dúvidas. Por isso, preparamos este post.
Ficou interessado? Então continue com a leitura!
Qual a diferença entre rinoplastia e rinosseptoplastia?
Ainda que a terminologia seja parecida e cause certa confusão de senso comum, existem diferenças consistentes nos dois procedimentos que devem ser observadas pelos pacientes. Veja só:
- A rinoplastia é uma cirurgia plástica. Trata-se de uma intervenção que busca corrigir e remodelar a aparência no nariz sem alterar a parte funcional.
- Já a rinosseptoplastia, como dito antes, é a cirurgia que tem a função de corrigir o desvio de septo e melhorar a estética do nariz. Ela pode ser feita de forma aberta ou fechada e, em geral, necessita de um corte pequeno e de fácil cicatrização.
- Hoje em dia o ideal é que toda rinoplastia ou rinosseptoplastia seja estruturada ou seja que o as estruturas do nariz remodeladas durante a cirurgia plastica sejam reforçadas com cartilagem que podem vir do septo , da orelha ou da costela.
O que é desvio de septo?
O septo nasal é a estrutura que fica no meio do nariz, dividindo suas cavidades. Ele é parcialmente formado de cartilagem e sua parte mais profunda é composta por tecidos ósseos, revestidos por mucosas.
Em uma linguagem simplificada, trata-se de uma estrutura que prepara o ar para chegar aos pulmões, funcionando como uma espécie de filtro e umidificador. A função do septo é dividir as narinas em duas cavidades iguais. Mas, normalmente, não é isso o que acontece. É difícil encontrar uma pessoa que tenha o septo totalmente reto.
Os problemas aparecem quando o desvio é tão acentuado que causa obstrução nasal e prejudica a respiração de uma das narinas (ou das duas).
Quando a rinosseptoplastia é indicada?
A rinosseptoplastia é indicada para grandes desvios de septo que alterem o formato do nariz ou para paciente que possuem queixa respiratoria devido ao desvio de septo e possui queixa estetica , nesse caso o ideal é sempre associar a cirurgia estetica com a parte funcional utilizando a cartilagem do septo nasal para reestruturar o nariz
Gostou do nosso artigo? Deseja se informar um pouco mais sobre procedimentos de saúde? Então, não deixe de acessar nosso site!
Dr Homero Ferraro – CRM 145945
Otorrinolaringologista especialista em Rinoplastia
Cirurgião de Cabeça e Pescoço