A cirurgia de sinusite ou sinusectomia é uma das opções para os casos de sinusite crônica. O principal objetivo é desobstruir os canais dos seios nasais, evitando o acúmulo de secreções.
O procedimento também é eficaz quando há problemas anatômicos ou pólipos obstruindo a drenagem dos seios da face.
Para um melhor entendimento sobre quando se deve fazer a cirurgia, elaboramos este artigo que aborda os principais aspectos da doença e do procedimento cirúrgico. Continue a leitura para saber mais!
Causas, sintomas e diagnóstico da sinusite
A sinusite é uma infecção dos seios nasais que apresenta sintomas como dificuldades para respirar, tosse noturna, dores na cabeça, corrimento nasal e sensação de peso na face.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de sinusite. A sinusite aguda é a mais comum, com duração de até 2 semanas, podendo ser viral ou bacteriana. A pessoa pode sentir dor ou pressão na cabeça, congestão, secreção nasal e tosse.
A sinusite crônica apresenta os mesmos sintomas, porém eles ocorrem de maneira progressiva, lenta e duram mais de 3 meses.
Diagnóstico
O diagnóstico da sinusite é realizado por exame clínico, podendo utilizar a tomografia para auxiliar a análise.
Ademais, outro procedimento usado é a nasofibroscopia, realizado por meio de um aparelho com microcâmera e tecnologia de fibra ótica. Ele permite detectar com precisão a presença de desvios nasais, pólipos, sinais de rinite e outras alterações nas vias respiratórias.
Tratamento
Para os casos de sinusite aguda, o tratamento geralmente é feito por meio da prescrição de antibióticos e do acompanhamento médico por um período de duas a três semanas. Nos casos persistentes, o procedimento cirúrgico ou tratamento com corticoide nasal por longos períodos são os mais aconselhados.
Indicação de quando a cirurgia de sinusite deve ser feita
A cirurgia de maneira geral é indicada quando a sinusite se apresenta de forma crônica.
Além disso, a existência de desvio no septo nasal é outro fator que sinaliza a necessidade de cirurgia, já que as alterações nas estruturas do nariz podem dificultar a respiração.
Procedimentos cirúrgicos
A cirurgia para sinusite é feita com anestesia geral e não há necessidade de cortes na parte externa do nariz durante o procedimento, pois são utilizados instrumentos especiais, com uma câmera na ponta.
Pode ser feito em conjunto com outras cirurgias de nariz, como a correção de desvio do septo.
Pós-operatório
Geralmente, é possível voltar às atividades normais após 7 dias. Para exercícios físicos é necessário aguardar pelo menos 1 mês.
Durante a primeira semana, pequenos sangramentos nasais podem ocorrer e o nariz fica obstruído.
Especialidade médica para realizar a cirurgia
A otorrinolaringologia é uma especialidade da medicina que diagnostica e trata doenças que atingem os ouvidos, o nariz e garganta.
Para tanto, o cirurgião otorrinolaringologista é o profissional capacitado para realizar as cirurgias de correções funcionais, como a sinusite crônica, o desvio de septo e a remoção dos cornetos nasais que provocam obstrução.
Como foi possível verificar, a persistência dos sintomas da doença é um indicador para fazer a cirurgia de sinusite. Para tanto, é de fundamental importância consultar um bom médico-cirurgião otorrinolaringologista para uma avaliação e um diagnóstico perfeito.
Você sofre com os sintomas da sinusite? Gostaria de tirar mais alguma dúvida sobre a cirurgia? Entre em contato conosco e agende uma consulta.