Algumas alterações na garganta como dor, rouquidão ou dificuldade para engolir alimentos podem ser um simples resfriado. Por outro lado, é preciso ficar atento, pois, caso um desses sintomas perdure por semanas, é possível ser um sinal de câncer de laringe.
Essa doença necessita de um diagnóstico precoce para evitar suas complicações, podendo ser tratada de forma mais branda, caso seja diagnóstica logo no início dos sintomas.
Este artigo tem por objetivo apresentar informações sobre o câncer de laringe. Para tanto abordaremos os sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção da doença. Continue lendo para saber mais!
O que é a laringe?
A laringe localiza-se na região da garganta, entre a traqueia e a base da língua, .
Ela tem um formato piramidal, sendo constituída por cartilagens, músculos e membranas. Ela pode ser dividida em três diferentes regiões — a subglote, a glote e a supraglote. É na região da glote que estão localizadas as pregas vocais, onde ocorre a maior parte dos tumores.
O que é o câncer de laringe?
O câncer de laringe é um tumor maligno que pode surgir em qualquer região desse órgão, porém, a maioria se desenvolve na glote. O tipo mais comum é o carcinoma das células escamosas, que ocorre com maior frequência entre os 50 e 70 anos.
Os tumores se originam a partir da multiplicação das células, e destroem os órgãos, se espalhando para o pescoço e os pulmões.
Embora seja uma doença mais comum em homens, ela também pode ocorrer em mulheres. Quando diagnosticado na fase inicial, o câncer tem altas taxas de cura.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da doença têm relação direta com a localização da lesão. Seus principais sintomas são:
- rouquidão —
- dificuldade para engolir (disfagia) —
- dor de garganta persistente —
- dificuldade para respirar —
Quais são os fatores de risco?
O cigarro apresenta um grande risco para a instalação do câncer de laringe. Caso ele seja associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas,este risco aumenta mais ainda.
Como é feito o diagnóstico?
É realizado com base nos sintomas, se o paciente é fumante e se consome álcool constantemente. Também são realizados exames como a laringoscopia direta ou indireta, com o objetivo de visualizar a região que apresenta os sintomas, e realizar a biopsia da lesão.
A biópsia é necessária antes de qualquer estratégia terapêutica, já que a laringe pode conter diferentes tipos de lesões sendo elas benignas ou malginas.
Quais são os tratamentos?
Como em qualquer outro tipo de doença, quanto mais rápido for diagnosticado, maiores serão as chances de cura e menos invasivos serão os tratamentos. Dessa forma, é de fundamental importância buscar ajuda com um médico especialista, quando qualquer alteração for identificada.
Os diferentes tipos de tratamento para o câncer de laringe são realizados de acordo com o estágio e extensão da doença. Eles podem ocorrer por meio de:
- radioterapia;
- quimioterapia associada à radioterapia — utilizada para tumores mais avançados, objetivando a preservação de órgãos.
- cirurgia — laringectomia total ou parcial.
Prevenção
Para prevenção da doença é importante ficar longe do cigarro — principal responsável por esse tipo de câncer e que pode ser potencializado quando associado ao consumo de bebidas alcoólicas.
Pacientes com câncer de laringe que não abandonam o hábito do fumo e as bebidas alcoólicas têm propensão a sofrer com um novo tumor e ter as possibilidades de cura reduzidas.
Em situações de rouquidão que persiste por mais de 3 semanas ou qualquer outra alteração na região da garganta, é fundamental buscar ajuda profissional para avaliação, diagnóstico e acompanhamento médico especializado. O médico também deverá ser informado sobre outros casos de câncer de laringe que houver na família.
Esperamos que esse artigo tenha elucidado suas principais dúvidas sobre o câncer de laringe. Caso necessite de mais informações entre em contato conosco e marque uma consulta!