Durante toda a nossa vida lidamos com diferentes lesões de pele. Em alguns casos, até nos acostumamos e esquecemos que elas existem. Mas, trata-se de uma situação que requer cuidado, especialmente porque nem todas são benignas.
Como exemplo, podemos citar o caso do carcinoma basocelular , tipo de câncer de pele mais frequente .. O tema é muito interessante e demanda atenção. Por isso, preparamos este post. Para entender as características do carcinoma e os cuidados que ele exige, continue a leitura!
O que é o carcinoma basocelular?
O carcinoma basocelular, abreviado como CBC, é a principal causa de câncer de pele em todo o mundo. Como a pele é o local mais predisposto a tumores (superando os mais conhecidos cânceres de pulmão, mama e próstata), o CBC é mais comum do que imaginamos.
O câncer consiste em células do nosso corpo que perdem o controle sobre sua própria replicação. Então, elas começam a se dividir indefinidamente e podem invadir outras estruturas. A consequência mais grave de um câncer é a metástase, que ocorre quando essas células atingem a circulação sanguínea ou linfática e se alojam em outros órgãos.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma do CBC é o surgimento de feridas na pele, que demoram a cicatrizar. *Normalmente, as lesões de pele melhoram em pouco mais de uma semana.
O carcinoma basocelular pode, ainda, apresentar:
- prurido local;
- sangramento;
- presença de secreção.
Qual é a sua causa?
O CBC aparece por motivos multifatoriais. Isso significa que não falamos sobre uma causa específica, mas sobre um conjunto de fatores de risco que predispõem à doença. Seu principal fator de risco é a exposição solar: tanto a exposição contínua, quanto a abrupta (que causa queimaduras).
É por isso que pessoas com a pele mais clara estão mais susceptíveis ao CBC: por terem menos melanina, elas absorvem mais os raios ultravioleta do sol e ficam sujeitas aos seus efeitos deletérios.
Como tratá-lo?
A boa notícia é que, embora seja um câncer muito frequente, ele é tratável em estágios iniciais. Por isso, é imprescindível ficar sempre alerta a qualquer ferida que não cicatrize corretamente: se você descobrir a doença precocemente, é grande a probabilidade de que conseguirá se livrar dela de uma vez por todas.
O principal tratamento é a cirurgia. Após o procedimento, é imprescindível que a lesão seja encaminhada para a biópsia. Através de uma análise no microscópio, o patologista conseguirá dizer se as margens cirúrgicas estão livres de lesão ou não. Se elas estiverem, significa que o tumor foi completamente retirado e as chances de recidiva são mínimas.
O carcinoma basocelular é um dos cânceres mais comuns. Ficar atento a feridas que não cicatrizam é a melhor maneira de descobrir a doença cedo e ter um tratamento mais eficaz. Além disso, evitar a exposição solar de 10h às 16h ajuda a prevenir o CBC, visto que o sol é o principal vilão dessa história. E não esqueça do protetor solar, hein!
Agora que você conhece o carcinoma basocelular, que tal se aprofundar mais ainda no assunto? Saiba mais sobre o câncer de pele!
Entre em contato com o Dr. Homero e tire suas dúvidas
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]