É normal ter dúvidas quando se pensa em realizar um procedimento cirúrgico. A cirurgia no nariz, conhecida como rinoplastia, por envolver uma estrutura tão importante para a aparência, é cercada por mitos; alguns deles, no entanto, estão longe de ser realidade.
Conhecer a rinoplastia sobre seu ponto de vista real e científico facilita na hora de tomar a decisão pela cirurgia. Que tal superar alguns paradigmas e procurar por informações seguras?
Para isso, é fundamental saber como o procedimento funciona. Neste artigo, abordaremos os principais mitos que rondam a cirurgia no nariz: essa operação é apenas estética? Existe um tipo ideal de nariz? Há grande risco na cirurgia? O pós-operatório é doloroso e complexo? Continue lendo para descobrir as respostas!
1. A cirurgia no nariz é exclusivamente estética?
É possível que, quando você pense na rinoplastia, imediatamente lhe venha à cabeça correções plásticas no nariz: de fato, caso alguma imperfeição no nariz lhe cause desconforto estético, a cirurgia pode ajudar. No entanto, melhorar sua aparência não é tudo que a cirurgia no nariz pode fazer por você.
A rinoplastia também tem um caráter funcional, ou seja, pode resolver problemas mecânicos e fisiológicos. O mais conhecido deles é o desvio de septo, que ocorre quando o septo nasal sofre deformidades; essa anomalia pode gerar obstrução crônica das narinas e piorar a qualidade da respiração. Com a cirurgia no nariz, é possível reverter essa e outras doenças, trazendo qualidade de vida e melhoras na respiração.
2. Existe um tipo ideal de nariz?
A cirurgia plástica, por vezes, é procurada devido a um ideal de beleza. Embora os objetivos pessoais possam ser atingidos com essa modalidade, os resultados não são todos iguais. Conforme explica o Doutor Homero, as correções estéticas variam conforme a solicitação e o gosto do paciente. Existem vários formatos de nariz, que harmonizam com rostos diferentes.
3. Esta é uma cirurgia de risco?
Todo procedimento cirúrgico tem riscos. Embora raros, mesmo a ferida operatória local pode evoluir com complicações como sangramentos e infecções. Por isso, geralmente as cirurgias são classificadas como de “baixo risco” ou de “alto risco”: cirurgias cardíacas, por exemplo, possuem mais risco e, consequentemente, maior mortalidade.
A rinoplastia tem baixo risco de complicações. Não esperamos maiores efeitos deletérios da rinoplastia.
4. O pós-operatório é doloroso?
A cirurgia no nariz é uma operação relativamente pequena. Após sua realização, os pontos podem ser retirados em pouco mais de uma semana. Remédios para dor ou antibióticos podem ser utilizados para evitar sintomas e infecções; seguindo as orientações médicas, em semanas você já estará de volta às suas atividades rotineiras.
O pós-operatório não é doloroso e a principal queixa dos paciente é a obstrução nasal que dura de 1 a 2 semanas.
A cirurgia no nariz pode ser utilizada tanto para objetivos estéticos quanto para funcionais. Embora cercada de mitos, ela pode ser realizada com segurança, principalmente nas mãos de um médico de confiança.
Você já tinha ouvido falar de algum desses mitos? Deixe aqui seus comentários! Estamos ansiosos para conhecê-lo melhor.