A cirurgia plástica facial é a área da medicina responsável por realizar uma ampla diversidade de procedimentos de reconstrução e correção. Com o avanço tecnológico e a abrangência de especializações, os procedimentos tem se tornado cada vez mais seguros e bem sucedidos.
Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de uma área voltada apenas à estética. De acordo com o Doutor Homero: “o restabelecimento da anatomia facial, por exemplo, promove não só a reabilitação do aspecto visual do paciente, como uma melhoria da autoestima, dos aspectos psicológicos e ajuda na sua reintegração à sociedade.”
Se você quer entender melhor sobre os diferentes tipos de cirurgia plástica facial, não deixe de ler o nosso post até o final!
Cirurgia de nariz
Tecnicamente conhecida como rinoplastia, ela objetiva mudar a aparência, o volume e a proporção do nariz de acordo com o desejo do paciente. Desse modo, o grande objetivo é trazer uma maior harmonização da face.
Além disso, também é possível corrigir imperfeições causadas por acidentes ou anomalias estruturais congênitas, melhorando a respiração.
Cirurgia de orelha
A otoplastia é uma das cirurgias faciais mais conhecidas pelo público. Afinal, a desproporção das orelhas pode render alguns apelidos maldosos na infância, o que tem um impacto importante na autoestima até a vida adulta.
Ela também pode ter uma finalidade específica — como a loboplastia, que une os lobos da orelha rasgados por brincos.
Cirurgia de pálpebra
Principalmente devido ao envelhecimento, as pálpebras superiores e inferiores podem se tornar flácidas e acumular depósitos de gordura. Com isso, pode surgir tanto um incômodo estético quanto uma significativa dificuldade em enxergar. A blefaroplastia, portanto, busca retirar esse excesso de tecido na região dos olhos.
Cirurgia nas bochechas
Conhecida no jargão médico como bichectomia, ela visa à retirada do excesso de tecido gorduroso da região das bochechas, reduzindo o volume da região. Na Coreia do Sul e no Japão, esse é um dos procedimentos mais famosos, pois os asiáticos tendem a ter um rosto mais arrendondado do que o padrão ocidental.
Lifting facial
Por fim, a cirurgia plástica facial mais conhecida: a retirada de rugas. Ela busca corrigir o excesso de tecido aparente gerado pela flacidez cutânea do envelhecimento. O procedimento é relativamente simples: com algumas incisões cirúrgicas, parte do excesso de pele é retirado e suturas bem discretas são realizadas de forma bastante cuidadosa e natural.
Cirurgia na testa
Geralmente, é um dos principais componentes da expressão facial. Por isso, muitas pessoas se incomodam com o excesso de rugas na região, pois isso lhes confere uma aparência de cansaço ou preocupação. Para corrigir o problema, então, existe o lifting frontal, que é bem semelhante ao procedimento anterior.
Essas são somente algumas possibilidades de cirurgia plástica facial, que também pode atuar no queixo, no couro cabeludo etc. Além disso, muitos cirurgiões plásticos são habilitados para atuar na retirada de alguns tipos de tumores na região do rosto, correção de cicatrizes e de anomalias anatômicas congênitas, como a fissura palatina.
Portanto, muito além de trazer a possibilidade da melhora da autoestima de muitas pessoas, esse profissionais também ajudam a curar.
Se você quer saber um pouco mais sobre as possibilidades da cirurgia plástica facial e como ela pode lhe ajudar, não deixe de entrar em contato com a clínica Dr. Homero Ferraro!