São vários os motivos que levam uma pessoa a fazer uma cirurgia no nariz. Fatores estéticos e funcionais — como o desvio de septo, por exemplo — contribuem para essa decisão. Na harmonização do rosto, existe uma estrutura do nariz que faz toda a diferença: você já ouviu falar na cirurgia para redução do dorso nasal?
Embora o termo pareça estranho, de complexo ele não tem nada. Dorso do nariz é o nome que damos para a estrutura composta pelo osso nasal e pelas cartilagens nasais. Devido ao seu posicionamento central na face, ele é, muitas vezes, alvo de insatisfação das pessoas. Detalhes no dorso nasal podem fazer toda a diferença na percepção do próprio rosto.
Assim, um nariz muito largo ou assimétrico, por exemplo, pode ser um motivo para a redução do dorso nasal. Caso você já tenha pensado em passar por esse procedimento, é importante saber como ele é feito e quando é indicado.
Em conversa com o Doutor Homero, foi possível esclarecer alguns pontos. Por isso, criamos esse artigo com o objetivo de apresentar as principais informações sobre a redução do dorso nasal. Confira!
Como é realizada a cirurgia?
As cirurgias plásticas realizadas no nariz são chamadas de rinoplastia. Esse termo envolve uma série de técnicas operatórias, que dependem do resultado esperado: desde incisões nas cartilagens laterais até a quebra do osso nasal, é possível fazer uma série de alterações. O desfecho estético também pode variar conforme a profundidade da operação.
Antes da cirurgia, alguns preparos podem ser requeridos. Exames de sangue, por exemplo, são frequentemente utilizados para verificar a saúde geral do paciente. O otorrinolaringologista também pode solicitar exames de imagem para visualizar corretamente as estruturas do dorso nasal.
Em entrevista, o Doutor Homero esclarece que: “após a operação, alguns cuidados podem ser solicitados para uma boa recuperação, como não dormir de bruços , evitar uso de oculos e esportes de contato.”
Nesse sentido, também é importante que o paciente retorne na data marcada para a retirada de pontos e seguir a prescrição à risca. Em geral, demora uma ou duas semanas para que se possa retornar às atividades do cotidiano.
Quando a redução do dorso nasal está indicada?
Por se tratar de uma cirurgia plástica, a motivação estética já é suficiente para sua realização.
Poucas condições contraindicam a operação, e elas geralmente estão relacionadas aos riscos anestésicos.
O que pode ser modificado?
A principal demanda na redução do dorso nasal é justamente diminuir essa área. Por isso, o resultado estético é de um nariz mais fino e delicado, que pode melhorar a harmonização do rosto. Áreas nasais muito pontiagudas ou largas também podem se beneficiar esteticamente dessa rinoplastia.
Conforme explica o Doutor Homero: “a redução do dorso nasal é uma modalidade de rinoplastia que pode fazer com que seu nariz se adeque melhor ao rosto. Englobando uma série de técnicas cirúrgicas, o maior cuidado que ela requer é uma boa indicação de um profissional de confiança”.
O Dr. Homero Ferraro é otorrinolaringologista e atende na capital de São Paulo. Dentre suas especialidades está a cirurgia estética e reparadora da face, incluindo a redução do dorso nasal. Que tal entrar em contato com a equipe? Estamos ansiosos para conhecer você melhor!