Os descongestionantes nasais podem ser grandes aliados, que amenizam a sensação de nariz entupido (geralmente causada por doenças como sinusite, rinite alérgica e gripes). Mas, o que muita gente não sabe é que o uso contínuo desse produto pode causar problemas sérios à saúde.
É inegável que a sensação promovida pelo descongestionante causa certo alívio. Mas, é exatamente por causa dessa sensação que muitas pessoas se viciam no produto.
Como se sabe, o descongestionante nasal é um remédio como qualquer outro e, por isso, deve ser usado com moderação. Se você ainda duvida que esse remédio pode causar danos à saúde, continue com a leitura e se surpreenda!
Como o descongestionante atua no organismo?
Doenças respiratórias como rinite, sinusite e gripe provocam a inflamação das mucosas nasais, o que causa a dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam o nariz. Consequentemente, a presença maior de sangue no local deixa os tecidos inchados, obstruindo a passagem do ar e gerando o famoso desconforto de entupimento.
O descongestionante nasal nada mais é do que uma substância com efeito vasoconstritor. Ou seja, esse remédio age nos vasos sanguíneos dilatados, diminuindo seu fluxo de sangue. Com menor irrigação de sangue, o inchaço regride aos poucos e as mucosas param de produzir secreção.
Quais são os riscos causados pelo descongestionante nasal?
Embora esse seja um remédio vendido facilmente nas farmácias, o descongestionante nasal pode apresentar alguns riscos, como:
- lesões nas células do nariz;
- perfurações no septo nasal;
- rinite medicamentosa
Um dos maiores riscos que o uso contínuo desse remédio apresenta, com certeza, são os problemas cardiovasculares. A substância vasoconstritora dos descongestionantes pode ser absorvida pela mucosa e, se cair na corrente sanguínea, aumentando a pressão arterial.
Cabe relembrar que o efeito causado pelo descongestionante nasal é momentâneo e, em alguns contextos, a pessoa poderá ficar com o nariz inchado e entupido novamente. É isso o que causa o vício: como o efeito do remédio é curto, o pessoa usa o descongestionante a todo momento para que possa voltar a respirar normalmente.
Além disso, a substância também pode causar o efeito rebote: a mucosa pode inchar ainda mais depois que a ação do remédio passar. Tudo isso só incentiva o paciente a aumentar cada vez mais as doses do descongestionante.
Como fazer a limpeza do nariz de forma correta?
A melhor maneira de se fazer a limpeza das fossas nasais é usando o soro fisiológico. Pingue algumas gotinhas do soro no nariz duas ou três vezes ao dia, isso é o suficiente para limpar, umidificar e desinchar o seu nariz.
Muitas pessoas teimam em não acreditar nos perigos do uso do descongestionante nasal mesmo havendo várias provas científicas de que o abuso desse remédio é, sim, perigoso para a saúde. Seja consciente e não coloque a sua saúde em risco.
Gostou do texto? Você sabia sobre os riscos do descongestionante nasal? Compartilhe esse post em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações!
Dr Homero Ferraro – CRM 145945
Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço