A disfagia é o termo médico usado para definir a famosa dificuldade para engolir.
Mas não se engane: esse problema não está necessariamente relacionado à dor de garganta ou ao engolir.
A principal característica da disfagia é que os alimentos ou líquidos não se movem normalmente pela garganta e esôfago. Logo, o(a) paciente sente um desconforto para fazer o bolo alimentar “descer.” Para muitos, a disfagia pode parecer um problema sem muita gravidade, mas a verdade é que ela pode causar complicações sérias.
Neste texto você vai encontrar todas as informações mais importantes sobre a disfagia, como causas, sintomas e tratamentos. Portanto, se você está interessado no assunto, continue com a leitura!
Quais são os tipos de disfagia?
O processo de digestão é muito complexo e cheio de etapas. Portanto, apenas dizer que o(a) paciente tem algum problema no trajeto que os alimentos percorrem da garganta até o estômago é uma afirmação muito superficial.
Cada tipo de disfagia tem as suas origens e requer um tratamento específico para eliminar a causa dos desconfortos.
Quais são as causas da dificuldade para engolir?
Existem diversas situações que podem desencadear a disfagia. Portanto, para melhor entendimento, as razões serão classificadas como:
Causas de origem neurológica
O sistema nervoso central é responsável por coordenar e controlar todos os processos do corpo humano, tanto os movimentos voluntários quanto os involuntários. Qualquer doença ou trauma que afete essa região pode, portanto, prejudicar a mastigação, o ato de movimentar a língua e até mesmo o controle involuntários dos músculos do esôfago na hora da deglutição.
Doenças como AVC, traumatismo craniano, tumores no sistema nervoso central e esclerose lateral amiotrófica podem ser as responsáveis pela disfagia de origem neurológica.
Doenças que afetam os músculos e o esôfago
Algumas doenças não afetam o sistema nervoso mas, mesmo assim, prejudicam a movimentação do esôfago. Essas patologias impactam diretamente a musculatura que auxilia no transporte do bolo alimentar e algumas delas são: doença de Chagas, acalásia e esclerose sistêmica.
Obstruções físicas
Além das causas já citadas, ainda há a possibilidade de haver algum obstáculo entre a faringe e o esôfago que dificulte o processo de deglutição. Essa obstrução pode ser causada por anomalias ou má formação no esôfago, doenças inflamatórias como esofagite infecciosa ou, até mesmo, a presença de tumores no pescoço.
Qual o tratamento para a disfagia?
A dificuldade para engolir, assim como a febre, por exemplo, não caracteriza uma doença em si, mas sim um sintoma. Melhor do que apenas remediar os sinais de uma doença é extinguir a sua causa.
Em casos nos quais não há como solucionar a origem do problema, a melhor opção é tomar bastante cuidado com a alimentação para evitar engasgos e broncoaspiração.
A dificuldade para engolir é um desconforto que incomoda muitas pessoas e pode sinalizar uma doença mais grave. Se você sente algum problema nessa ação, não hesite e procure ajuda médica o mais rápido possível. Apenas um profissional poderá diagnosticá-lo e tratar o seu problema.
Achou o conteúdo interessante? Você tem interesse em ler mais posts sobre saúde? Então confira esse outro texto no qual nós mostramos os seis principais sintomas do câncer de boca.
Entre em contato com o Dr. Homero e tire suas dúvidas
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]