As doenças respiratórias são aquelas que atingem a via aérea superior (fossas nasais, boca, faringe, laringe) e inferior ( pulmões,brônquios e alvéolos pulmonares). Aumentam significativamente com a chegada do inverno e qualquer pessoa está propensa a desenvolvê-las.
É muito importante saber quais são essas doenças, seus sintomas e as melhores maneiras de combatê-las. Por isso, neste post, vamos apresentar as principais, para que você fique bem informado e possa se proteger devidamente. Continue a leitura e confira!
1. Sinusite
A sinusite nada mais é que uma inflamação dos seios nasais que provoca dores na cabeça, dificuldades para respirar, corrimento nasal, tosse noturna e sensação de peso no rosto, principalmente na testa e nas maçãs.
Geralmente é provocada pelo vírus da gripe. No entanto, também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais.
O ideal é que um otorrinolaringologista seja consultado para diagnosticar essa doença. Ele observará os sintomas. O tratamento poderá ser feito por meio de medicamentos anti-inflamatórios nasais , lavagem nasal com soro fisiológico e antibióticos receitados pelo médico.
2. Asma
Considerada uma das doenças respiratórias mais comuns em crianças, a asma é uma doença pulmonar cronica causada pelo estreitamento dos bronquíos, que reduzem ou impossibilitam a respiração. A asma se caracteriza por tosse, falta de ar e crises de broncoespasmos e chiados. Pode ser desencadeada por exercícios físicos, temperatura baixa, fatores emocionais e ambientes poluídos.
Suas crises podem ser controladas com medicamentos broncodilatadores e corticoides, que aliviam os sintomas e previnem a ocorrência de novos episódios.
3. Rinite
Geralmente de caráter alérgico, a rinite se manifesta por meio de coriza e espirros, além de obstrução nasal e coceira . A poeira doméstica é considerada um dos a principais responsável por essa doença, bem como alguns outros elementos alergênicos, como pólen e os pelos de animais.
Para o devido tratamento, o paciente deve evitar ao máximo o contato com substâncias que desencadeiam os sintomas e objetos que acumulam ácaros e poeira, como travesseiros velhos, ursos de pelúcia, cortinas e tapetes. Além disso, são receitados antialérgicos, corticoides nasais e lavagens nasais com soro fisiológico. Em alguns casos, recomenda-se a imunoterapia (vacina).
4. Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar que tem como sintomas
- febre alta;
- dificuldades para respirar;
- tosse, com secreção ;
- mal-estar;
- calafrios;
Pode ser necessario exames de sangue e raio- x de torax para confirmação diagnostica, o tratamento é feito com antibioticos .
E aí, gostou de saber mais sobre as principais doenças respiratórias? Quer conhecer outras dicas para preveni-las e manter a sua saúde em dia? Então, aproveite que está por aqui e se informe ainda mais! Vamos lá!