Existem diversas patologias que são muito comuns no dia a dia das pessoas, mas isso não garante que o público tenha um conhecimento adequado sobre origens, sintomas e classificações desses problemas.
A dor de ouvido se enquadra nesse contexto, e você não pode deixar de saber quais são as principais causas dessa situação de saúde. O fato é que é um tipo de incômodo extremamente corriqueiro, que afeta pessoas de qualquer idade, podendo até gerar complicações mais graves quando não diagnosticado e tratado adequadamente.
Quer aprender um pouco mais sobre a otite? Então, não deixe de acompanhar o post até o final!
Quais são as causas da dor de ouvido?
As otites são inflamações que podem ser causadas por diversos motivos. Em linhas gerais, a origem desse tipo de problema está em infecções bacterianas e virais, sobretudo após gripes, resfriados e outros tipos de infecções. As otites tambem podem ter origem fúngica ou até mesmo traumática.
E os tipos de otite? Quais são?
Otite externa
A otite externa é uma causa muito comum de dor de ouvido. Essa patologia é aquela que compreende a orelha propriamente dita, anatomicamente intitulada de conduto auditivo . É a região que forma o canal auditivo, cuja função é redirecionar os sinais sonoros para o ouvido médio.
Essa é, em linhas gerais, da lista de variantes da doença que falaremos aqui, a mais simples de ser tratada.
Ela é causado na maioria dos casos ou pro trauma devido ao uso de cotonetes ou infecciosa decorrente da entrada de agua dentro do ouvido ( exemplo – agua do mar , piscina). O tratamento é realizado com gotas otologicas.
Otite média
A otite média é aquela que atinge uma região que começa no tímpano, uma membrana delicada que vibra com a passagem do som e transmite essa informação para os pequenos ossos, chamados de martelo, bigorna e estribo.
. Já quando o tímpano é perfurado, o nome dado é otite supurativa, e o tratamento tende a ser com antibiotico via oral.
Em geral ela ocorre concomitante a quadros gripais , devido a comunicaçao que temos entre o nariz e o ouvido chamada de tuba auditiva.
Qual é a duração da dor de ouvido?
As otites também podem ser classificadas quanto à sua duração. Confira, agora, as distinções entre os tipos:
Otite aguda
A otite aguda é uma das causas mais comuns de dor de ouvido, e entram nessa classificação aqueles casos que duram de duas a quatro semanas.
Quando acontece mais de quatro vezes por ano, passa a ser chamada de otite de repetição, devendo ser acompanhada por um médico.
Otite crônica
Já a otite crônica é chamada assim quando dura mais de quatro a seis semanas, e é comum que, nesses casos, ela seja agravada com o passar do tempo. Requer ainda mais atenção dos pacientes e demanda, com mais urgência, um atendimento especializado.
Hoje você conheceu as principais causas de dor de ouvido e também os tipos de otite e suas características. Gostou deste conteúdo? Então, não deixe também de conferir o nosso artigo que fala sobre as 5 doenças mais comuns no verão! Até mais!