Seja por questões de saúde, seja por estética, algumas pessoas não se sentem satisfeitas com o formato do seu queixo. Você sabia que uma cirurgia pode corrigir o problema? A mentoplastia, ou cirurgia de correção do queixo, permite aumentar ou diminuir a região, deixando-a mais harmônica em relação às demais partes do rosto.
A mentoplastia recebe esse nome porque é realizada no mento, que é a região popularmente conhecida como queixo. Ela pode ser realizada isoladamente ou com outras cirurgias, como a rinoplastia. Assim, quando necessário, o cirurgião aproveita para corrigir pequenas imperfeições no nariz.
Quer entender tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de correção do queixo? Então, continue a leitura para conferir!
Qual o objetivo do procedimento?
Além da melhora estética, a cirurgia de correção do queixo também pode resolver problemas como dificuldade de respiração, fala, mastigação e outros causados pelo não encaixe da mandíbula. Diversos podem ser os motivos para a realização da cirurgia, mas os mais comuns são fatores genéticos, problemas de crescimento, traumatismo ou questões estéticas.
Uma das fases mais importantes é a avaliação médica, em que o rosto do paciente é analisado como um todo, e não apenas o queixo. É nesse momento que o médico vai verificar se o que ocorre é apenas uma projeção ou retração do queixo ou se há uma deformidade de obstrução ou esquelética.
Busca por um resultado harmônico
O objetivo do procedimento, também conhecido como cirurgia plástica do queixo, é atingir o resultado mais harmônico possível. O tipo de mentoplastia mais realizada é para o aumento da região, ou seja, quando o desenvolvimento ósseo é menor que o esperado e torna-se necessária a inclusão de uma prótese.
Por causa da adiposidade no pescoço ou flacidez do músculo, também pode ser recomendada, pelo médico, uma lipoaspiração ou cervicoplastia para melhor definição da região. Independentemente do motivo, a cirurgia de correção do queixo traz mais harmonia para o rosto e melhora a aparência do paciente.
Além de aumentar ou diminuir a região do queixo, ela pode afinar e deixar os contornos faciais mais proporcionais.
Quais procedimentos antecedem a cirurgia?
Assim como outras cirurgias, para a realização da mentoplastia, é necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde. Nas consultas, o cirurgião avalia o histórico médico e odontológico do paciente e faz uma análise facial para verificar qual o melhor procedimento e quais podem ser os resultados alcançados.
Antes da cirurgia, o paciente é fotografado de vários ângulos. Nessa análise facial, o cirurgião divide simbolicamente a face em três partes: cada olho forma uma parte, e a boca e o queixo formam a terceira parte (inferior). Primeiramente, ele avalia a elasticidade da pele, verifica se há cicatrizes e depressões preexistentes e como elas são, e, por fim, analisa a simetria do rosto.
Na sequência, é realizada uma comparação entre essas partes, e o médico verifica o que pode ser feito para alcançar o maior grau de simetria. Em alguns casos, recomenda-se que um tratamento ortodôntico seja feito antes da cirurgia para maximizar os resultados.
Dias antes da cirurgia, o paciente deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas e também exageros na alimentação. Para a realização da mentoplastia, são solicitadas oito horas de jejum absoluto.
Como a mentoplastia é feita?
A cirurgia de aumento do queixo pode ser realizada basicamente de 2 formas , a primeira atraves de um molde de silicone inserido na região através de um pequeno corte feito abaixo do queixo ou dentro da boca. Nesse caso, pode ser realizada apenas uma sedação com anestesia local e a cirurgia dura em torno de uma hora.
Para procedimentos mais invasivos da mentoplastia, como aqueles que tratam da movimentação da mandíbula, é recomendada a aplicação de anestesia geral. Para esse tipo de procedimento, geralmente, é necessário que o osso seja serrado e reposicionado. Para isso, são fixadas placas e parafusos para colocá-lo na posição correta. A previsão é de que a cirurgia demore entre 90 e 120 minutos.
Como é a recuperação?
Geralmente, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. E, no caso de colocação de prótese, a região fica imobilizada por aproximadamente uma semana. Também por uma semana o paciente não deve realizar esforços ou movimentos bruscos para que não tenha complicações.
Na alimentação, deve-se optar por uma dieta líquida e, gradualmente, partir para a ingestão de alimentos mais macios, até chegar aos normalmente consumidos. Após uma semana, os pontos são retirados e os edemas e o inchaço da região devem ficar aparentes por até 14 dias após o procedimento cirúrgico.
Dependo do caso, o médico pode indicar a drenagem linfática no pescoço três vezes por semana para ajudar o edema a desaparecer. O uso de analgésicos e antibióticos são prescritos para reduzir o risco de infecção. É comum, ainda, sentir alguma dormência do lábio ou queixo alguns dias após a cirurgia.
Para ajudar na recuperação, é recomendado que o paciente mantenha a cabeça mais elevada ao deitar e evite dormir de lado, assim como evitar a exposição ao sol enquanto houver hematomas e suspender o uso de cigarros.
Quais são os possíveis riscos?
Embora tenha um nome complicado, a mentoplastia não oferece grandes riscos aos pacientes. Na maioria dos casos, as próteses não precisam ser trocadas com o tempo, por isso, não há um prazo de validade determinado.
As complicações que podem surgir após a cirurgia são as mesmas de quaisquer outros procedimentos cirúrgicos, como infecções, sangramento, abertura de pontos, entre outros. Não há registros de casos graves de rejeição ou intolerância.
Todo o andamento do processo de recuperação vai depender de como o paciente realiza os procedimentos pós-operatórios indicados pelo médico e do repouso necessário. Como em qualquer outra cirurgia, é imprescindível o acompanhamento médico para o acompanhamento da evolução do quadro e dos resultados obtidos.
A realização da cirurgia do queixo, ou mentoplastia, consegue melhorar consideravelmente a simetria da face, possibilitando que o queixo fique mais alinhado com olhos, nariz e boca e, consequentemente, deixando os pacientes com a autoestima mais elevada.
Além disso, a cirurgia de correção do queixo pode ser realizada tanto por homens quanto mulheres. É importante ressaltar que fatores genéticos e familiares devem ser considerados para se alcançar essa harmonia.
Gostou de saber tudo sobre a mentoplastia? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você no procedimento de correção do queixo!