Nariz torto é um problema que incomoda indivíduos de diversas idades , muitas vezes ele é acompanhado pela assimetria de toda a face.
A cirurgia é um procedimento complexo, que exige expertise do profissional e cuidados pré e pós-operatórios para garantir a harmonia facial e o retorno às atividades da vida cotidiana o mais breve possível.
Sendo assim, é fundamental que o paciente compreenda o procedimento, bem como os riscos, a fim de evitar desconfortos desnecessários ou intervenções corretivas não previstas.
Por isso, se quiser saber mais sobre a cirurgia para correção do nariz torto, fique por aqui e entenda!
Quais os tipos de cirurgia para nariz torto?
A rinoplastia é um ato cirúrgico com finalidades estéticas e clínicas. No primeiro caso, o nariz torto (rinoescoliose) pode ser melhorado com intervenções que diminuam ou realinhem essa região.
Essa cirurgia é indicada para pessoas que apresentam uma deformidade nasal. Sendo assim, o cirurgião deve analisar minuciosamente o rosto do indivíduo e examinar os pontos que necessitam de intervenção.
No dia da cirurgia, ele marcará novamente a região nasal do paciente com a caneta específica para tecidos orgânicos, fará a anestesia e conduzirá o ato cirúrgico de forma racional e precisa.
A correção cirúrgica do nariz torto pode ser necessária, também, em pessoas que sofreram traumas recentes nessa região, possivelmente vítimas de acidentes automobilísticos ou desavenças com luta corporal.
Outra intervenção cirúrgica importante é a colocação de enxertos de cartilagens para reconstrução da piramide nasal, oriundos do septo nasal, orelha ou costela.
A cirurgia nasal para correções clínicas é aquela em que existe um desvio de septo significativo, que prejudica a respiração e pode causar a deformidade estetica.
Nesses casos, o procedimento visa a centralização do septo e o reposicionamento da pirâmide nasal para redução da obstrução de ar e correção da tortuosidade do nariz.
Como decidir pelo tipo de cirurgia nasal?
Para aqueles indivíduos que necessitam de correção do septo nasal, o ideal é procurar ajuda médica o quanto antes. Assim, é possível se livrar dessa sensação de abafamento e evitar mais complicações como o uso irracional de medicamentos.
No entanto, para os pacientes que farão cirurgia com finalidade estética, é importante estar ciente dos benefícios e riscos do procedimento, uma vez que não existe indicação patológica para o ato.
Para aqueles que buscam por técnicas cirúrgicas diferenciadas, tais como a rinoplastia estruturada, é necessário apurar quais médicos a dominam e verificar as vantagens e desvantagens desse procedimento.
Para ambos os casos, é fundamental buscar um medico de confiança, que tenha experiência comprovada na área e esteja apto a ouvir as principais queixas do paciente. Assim, ele pode tomar uma decisão racional quanto a cirurgia.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
Após o procedimento, é normal um inchaço, devido ao processo inflamatório que se forma no local da cirurgia. É possível que ocorra sangramento em menor quantidade.
Todavia, esses sintomas são previsíveis e desaparecem com o tempo, assim como as dores pontuais, que devem ser tratadas com analgésicos prescritos pelo cirurgião após a liberação do paciente para sua residência.
Uma das recomendações mais importantes do profissional clínico é evitar dormir de bruços, ou pressionando demasiadamente o nariz, pois esse órgão ainda está em processo de cicatrização.
Também é possível que o médico indique o uso de compressas frias no local da cirurgia.
Sendo assim, nos primeiros dias, é recomendável a realização de atividades menos agitadasl e retorno gradativo às atividades laborais. O retorno aos exercícios físicos será determinado pelo médico após análise da evolução clínica do paciente.
Quais aspectos ponderar depois da cirurgia?
Assim que o nariz desinchar, é possível que o indivíduo tenha a real noção de como será a aparência definitiva do órgão. Nesse momento, deve-se avaliar se o procedimento correspondeu às expectativas iniciais.
Além disso, é preciso analisar se o formato está a contento, se a respiração não foi afetada e se o paciente está satisfeito com o resultado observado.
Nariz torto é um problema que incomoda muitas pessoas, seja por questões estéticas ou por mudanças anatômicas que prejudicam a respiração. Para todos os casos, é fundamental analisar sucintamente o procedimento cirúrgico, se inteirar dos cuidados pós-operatórios e contar com uma equipe clínica eficiente e que atenta às necessidades dos pacientes.
Por isso, se você tem interesse em se submeter a uma rinoplastia e ainda tem dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco que detalharemos tudo!