Se você já fica apavorado quando o inverno e seu clima seco está chegando, já prevendo crises de espirros, coceiras no nariz e obstrução nasal, pode ser que você tenha rinite, mas o que é rinite e como podemos tratá-la?
A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, ela pode ocorrer por diversas causas , sendo uma das principais a alérgica , desencadeada quando inalamos partículas irritativas , que são chamadas de alérgenos. Abaixo separamos alguns tópicos para que você saiba tudo sobre a Rinite Alergica.
O que gera a crise ?
Existem diversas substâncias alergênicas no meio ambiente e essas são as responsáveis por desencadear a crise de rinite, como a poeira, pólen. Em relação à primeira, a poeira doméstica costuma ser a principal causa no Brasil, porque possui vários componentes alergênicos, entre eles: ácaros, restos de insetos, pelos de animais, bactérias, descamação da pele humana e de animais, fungos etc.
Entre os citados acima, particularmente os ácaros geralmente são os grandes vilões da rinite alérgica, visto que eles são microrganismos que costumam se adaptar bem ao ambiente domiciliar, se proliferando facilmente em locais úmidos e com temperatura ambiente.
A rinite não é mais frequente apenas no inverno, mas na primavera e início do outono também, visto que é quando o pólen, transportado pelo ar, se encontra em maiores quantidades.
Além disso, pessoas que têm outras doenças alérgicas, como asma, eczema (dermatite) e conjuntivite alérgica têm maior propensão em desenvolver a rinite
Quais são os seus sintomas?
O corpo de quem tem rinite apresenta reações exagerados aos alérgenos, isto é, seu sistema imunológico, ao tentar defender o organismo, reagirá de forma intensa, apresentando sintomas como, coriza, espirros, coceira no nariz, lacrimejamento nos olhos e obstrução nasal.
Além disso, se a pessoa tiver predisposição a ter asma, pode ter uma crise de asma, que pode ser reconhecida pela falta de ar e cansaço.
Como tratar?
A primeira coisa que deve ser feita é buscar ajuda médica casos os sintomas descritos sejam persistentes. O medico realizara a inspeção da cavidade nasal e solicitara exames para definir quais os principais irritantes que estão causando crise . A lavagem nasal e os cuidados ambientais são parte essencial do tratamento.
Além disso, muitos não sabem, porém existe vacina para a rinite e pode ser tomada a partir de tratamentos imunizantes, que fazem os sintomas darem uma trégua por um bom tempo, de acordo com estudos. Contudo, ela só funciona para tipos específicos de rinite.
O Dr. Homero Ferraro é especializado em otorrinolaringologia, rinoplastia e cirurgias de cabeça e pescoço, ajudando seus pacientes a resolverem seus problemas estéticos e também funcionais com os procedimentos corretos.
Se você curtiu saber mais sobre o que é rinite, veja também sobre os quatro problemas nasais mais comuns em brasileiros no nosso blog!