Considerada a deformidade estética mais comum da região da cabeça e do pescoço, as orelhas de abano atingem entre 2% e 5% da população. Se você faz parte deste grupo não se assuste! Ela não está associada a outras anormalidades ou síndromes, e não indica problemas fisiológicos ou funcionais.
O que define as orelhas de abano é o fato de elas não estarem enquadradas nos padrões estéticos considerados normais, o que pode acontecer com graus mais ou menos intensos.
Mesmo considerado um problema apenas estético, pessoas podem se sentir incomodadas com a aparência. E para ajudar a esclarecer mais sobre o assunto, separamos, neste post, algumas informações. Confira!
A causa para orelhas de abano é genética?
Como outras características físicas, elas podem ser herdadas de outros familiares. Por isso, é comum que membros de uma família apresentem essa mesma característica: avós, pais, filhos, netos e assim por diante.
A orelha considerada esteticamente normal tem uma curvatura na parte de cima e se divide em duas cristas. Quando a borda da orelha não faz a curva e não apresenta as duas cristas, a orelha é considerada de abano.
Outro caso comum é quando ela cresce mais na parte de cima, chamada de concha, ou ainda quando as orelhas se afastam mais da cabeça.
Existem procedimentos para correção?
Para minimizar as deformidades das orelhas e corrigir assimetrias de forma, tamanho ou angulação, pode ser realizada uma otoplastia. Trata-se de um procedimento cirúrgico, também conhecido como cirurgia plástica das orelhas — o que possibilita dar uma forma natural a elas, além de mais equilíbrio e proporção entre as orelhas e o rosto.
A otoplastia é uma cirurgia considerada reparadora, pois tem o objetivo de corrigir um defeito e, ao mesmo tempo, melhorar a estética. O seu propósito é estabelecer harmonia de forma, volume e posição.
Quando a otoplastia é indicada?
A indicação cirúrgica para a correção das orelhas de abano é feita de acordo com o incômodo que o paciente apresenta, o qual pode ser baseado no nível de alterações anatômicas da orelha.
A maioria das pessoas opta pelo procedimento na fase adulta, quando é possível realizar a cirurgia com sedação e anestesia local.
Embora a cirurgia possa ser realizada em crianças ( a partir dos 6 anos), cada caso é único e deve ser avaliado por um profissional. Porém, geralmente a otoplastia é indicada a partir dos sete anos, pois até essa idade a orelha ainda pode crescer.
Quais os resultados esperados?
A cirurgia dá um aspecto natural à orelha. Ao se olhar no espelho, uma pessoa que fez a cirurgia pode ver a curvatura discreta, não deixando a parte superior muito para trás, como se estivesse colada, nem muito para frente, como se estivesse aberta.
Tanto em adultos quanto em crianças a cirurgia para correção de orelhas de abano apresenta resultados físicos e estéticos positivos, sendo o mais importante a satisfação pessoal e a melhora na autoestima.
Pessoas que se sentem bem com a própria aparência são mais confiantes, alegres e seguras, tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais. Se você gostou das informações, confira mais um de nossos posts — Você sabe o que é otorrinolaringologia? — e continue aprendendo!