Qualquer cirurgia exige uma série de cuidados para que tudo corra bem antes, durante e depois do procedimento. Por essa razão, os exames laboratoriais do pré-operatório são úteis para identificar os principais riscos cirúrgicos. Afinal, se o paciente está saudável, as chances de um resultado satisfatório são bem maiores.
Embora qualquer médico possa realizar a avaliação clínica de um indivíduo, ela costuma ser feita por um clínico geral, cardiologista ou anestesista. Isso porque nem todos os exames devem ser pedidos para todas as pessoas. Vai depender do estado clínico e do tipo de cirurgia , por exemplo para cirurgias de nariz e garganta costumamos pedir a tomografia da face.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, entenda quais são os exames basicos necessários antes de uma cirurgia. Boa leitura!
Hemograma
O hemograma é solicitado para uma análise da saúde geral do paciente, em especial, da quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Assim, é possível saber se ele tem anemia ou alguma infecção, que comprometerá o sucesso de um procedimento e, também, seu pós-operatório.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma avalia a atividade cardíaca, permitindo o diagnóstico de arritmia, disfunção e até mesmo infarto. É um exame rápido e indolor. Com base nas informações obtidas, consegue-se determinar o uso adequado de anestésicos para cada pessoa.
Glicemia
Também conhecido como “teste de glicose”, a glicemia mede a taxa de açúcar no sangue, logo, serve para verificar se o indivíduo tem diabetes. Isso é capaz de impedir uma cirurgia, já que essa doença pode desencadear infecções, acidentes vasculares e dificuldade de cicatrização.
Coagulograma
O coagulograma revela a capacidade do organismo de evitar hemorragias. Se for encontrado algum problema, o médico deverá avaliar os riscos para a saúde do paciente.
Ureia e creatinina
O exame de ureia e creatinina serve para ver como estão as funções renais.
Raio X de tórax
O raio X de tórax ajuda a identificar alguma lesão pulmonar.
Se você leu até aqui, já conhece os exames necessários para o pré-operatório. Se algum deles apresentar alteração, o médico deve tratar o problema para que o paciente não corra riscos desnecessários durante a cirurgia.
Este post sobre pré-operatório foi útil para você? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter! Assim, você receberá todas as novidades direto na sua caixa de entrada!