Profissionais que necessitam falar muito, como professores, cantores, bem como os que lidam com o público, podem, em algum momento, sofrer com problemas na voz pelo seu uso abusivo.
O bom funcionamento das cordas vocais depende de vários fatores, entre eles: ambientais, alimentares e cuidados pessoais. Nesse sentido, é fundamental saber como ocorrem os problemas vocais e quais os meios para evitá-los.
Este artigo aborda as principais causas das alterações na voz, bem como algumas orientações para prevenção e manutenção da saúde vocal. Continue lendo para saber mais!
Quais problemas na voz podem afetar a fala?
As alterações na voz, ou disfonias, são distúrbios nas cordas vocais, que podem comprometer o funcionamento do principal instrumento de comunicação e interação entre os seres humanos. Elas podem ser provocadas pelo abuso da voz ou doenças mais graves,
A voz é um som produzido na laringe, órgão localizado na garganta. A laringe é um tubo que contém pregas, conhecidas como cordas vocais. O esforço contínuo dessas cordas vocais pode gerar alterações na função do aparelho fonador, originando incômodos, dores e doenças mais graves.
O que é o abuso da voz?
Falar o dia inteiro pode ser um problema, quando não se sabe como usar a voz. Da mesma forma, gritar e falar alto são as principais causas das alterações na voz.
O abuso da voz também por ser provocado por inadaptações vocais. As estruturas da voz precisam se adaptar para emitir o som e entonação corretos. Quando essas adaptações falham, surgem os problemas na emissão da voz.
Assim, é necessário preparar a musculatura das pregas vocais para o seu uso correto e natural, com aquecimento e hidratação.
Os abusos podem provocar disfonias que devem ser acompanhadas por especialistas para um diagnóstico e tratamento logo no início do problema.
Quais são os sintomas das disfonias?
A rouquidão que persiste por mais de 15 dias pode ser uma disfunção passageira por abuso da voz, mas também pode ser um sintoma de doença mais grave, necessitando de uma avaliação médica.
As disfonias podem ser funcionais, que não causam alterações visíveis nas pregas vocais ou orgânicas; ou orgânicas, que originam alterações e são provocadas por doenças malignas ou benignas.
Disfonias funcionais
São incômodos que podem ser provocados pelo uso incorreto ou abusivo da voz, como falar por muito tempo sem preaquecer as cordas vocais, gritar e pigarrear. Emoções muito fortes também podem causar essa forma de disfonia.
Disfonias orgânicas
Podem ser originadas por nódulos benignos, provocados pelo mau uso da voz. Também podem ocorrer por uma paralisia nas pregas vocais, apresentando lesão nervosa, por alterações cerebrais, cardíacas e tumores.
Uma das causas também pode ser o câncer de laringe, com a presença de nódulo, manchas brancas, dificuldade para engolir, dor, rouquidão persistente, lesão ulcerada ou sangramento e cicatrização demorada.
Como prevenir as disfonias?
As cordas vocais são muito sensíveis às oscilações de temperatura, sendo importante ingerir muito líquido .
- controlar abusos da voz;
- fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento das cordas vocais;
- limitar o uso de bebidas alcoólicas;
- não fumar;
- tomar bastante água para hidratar.
Conforme pudemos observar, os problemas na voz são provocados em sua maioria pelo abuso das cordas vocais, gerando alterações e incômodos. A rouquidão que persiste por mais de 15 dias deve ser objeto de atenção e acompanhamento de um otorrinolaringologista.
Gostou desse artigo? Para saber mais sobre esse e outros problemas de saúde, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!