A respiração é essencial para a vida e, embora ela seja realizada de forma autônoma nos seres humanos, tudo que a afeta nos causa um tremendo incômodo e aflição. Dentro desse contexto, é muito importante saber o que são e quando operar as amígdalas e a adenoide.
Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, confira o conteúdo que preparamos!
O que são as amígdalas e a adenoide?
Mais do que compreender a sintomatologia que envolve essas afecções, é muito importante entender efetivamente o que são as amígdalas e a adenoide. Essas estruturas fazem parte do nosso sistema imunológico e são compostas por tecido linfoide, sendo semelhantes na sua formação aos gânglios presentes nas outras partes do corpo.
Amigdalite é o nome dado à inflamação das amígdalas, que estão presentes em dupla, uma em cada lado da úvula. Já a adenoide, também chamadas de carne esponjosa, fica na região posterior do nariz.
Apesar de ambas contribuírem para a defesa imunológica, elas não são indispensáveis, pois o ser humano conta com várias outras linhas de defesa.
Quando é recomendado operar?
Realizar uma cirurgia de exerese das amígdalas e adenoide (amigdalectomia e adenoidectomia ) pode ser imprescindível para algumas pessoas em algumas situações muito específicas e, em linhas gerais, isso não aumentará o risco de infecções em outras partes da garganta.
Um caso indicado bastante comum ocorre na amigdalite de repetição, que afete o dia a dia do paciente. Isso quer dizer ter, nos ultimos dois anos , cinco ou mais episódios de amigdalite ou três ou mais episódios por ano no ultimos 3 anos . Já sete episódios em um único ano também já podem fechar o diagnóstico de amigdalite crônica.
A presença de uma convulsão febril em decorrência de febre em crianças ou um abscesso periamigdaliano também podem fazer com que o otorrinolaringologista opte pelo tratamento cirúrgico para esse indivíduo.
Outro caso muito comum é quando as amígdalas estão hipertrofiadas ( aumentadas ) e atrapalham a passagem de ar, ocasionando problemas como ronco e apneia no sono.
Já a remoção das adenoides também está relacionada com a hipertrofia ( aumento), que atrapalha a respiração ou a prática desportiva causando respiração oral, bem como a recorrência de infecções.
A obstrução nasal durante a infância pode gerar um desenvolvimento anormal, ocasionando uma face típica chamada de adenoidiana.
Como é a cirurgia de amigdalite e adenoide?
Tanto adultos quanto crianças podem ser operadas dessas afecções. A cirurgia é realizada sob anestesia geral. Normalmente, a alta pode ser feita nem um período de 24 horas.
Embora a operação em si não seja de alta complexidade e não dure muito tempo, o pós-operatório pode ser um pouco incômodo por conta do edema e da dor local. No início, a alimentação deve ser pastosa e gelada, mas a recuperação não é demorada e os resultados são ótimos.
O ideal é sempre consultar um otorrinolaringologista, que solicitará os exames adequados para o diagnóstico de amigdalite e adenoide.
Agora que você esclareceu suas dúvidas, aproveite e confira mais um de nossos posts — Adenoidectomia: o que é e em que casos é indicado? — e continue aprendendo!