Procedimentos cirúrgicos são sempre operações delicadas, que devem ter seu custo-benefício avaliado de perto. Com a rinoplastia não é diferente: como qualquer cirurgia, ela envolve cuidados anteriores para que seja realizada no momento adequado.
Por ser uma cirurgia de pequeno porte , a rinoplastia tem um risco relativamente baixo. Não se espera que ela cause maiores complicações, mas é necessário que as condições para a sua realização sejam adequadas. Um médico capacitado, boa estrutura hospitalar e saúde preservada do paciente são fatores que influenciam positivamente nos resultados.
Pensando na importância da segurança para esse procedimento cirúrgico, apresentamos neste post, os principais exames para rinoplastia. Está preparado para saber mais? Continue conosco!
Qual a importância do pré-operatório?
A rinoplastia ,é um procedimento eletivo portanto o paciente deve ser operado apenas se não apresentar nenhuma doença que esteja descompensada e acrescente riscos ao procedimento.
Os exames pré operatorios tem como objetivo minimizar os riscos do procedimento cirurgico e anestesico. Na teoria para pacientes com menos de 40 anos e sem comorbidades não são necessarios exames para realização da rinoplastia porem nos são solicitados para uma maior segurança do paciente.
Quais são os exames para rinoplastia?
mplementares solicitados no pré-operatório:
Exame de sangue
O exame de sangue tem como objetivo principal a avaliação das funções metabolicas e de coagulação. É essencial que seja solicitado um hemograma completo e bioquímica básica, composta por íons, função renal e glicemia. Por meio desses exames pode-se ter uma ideia geral das principais afecções sistêmicas significativas à cirurgia, como anemias e diabetes.
Eletrocardiograma
Um paciente com alguma doença cardíaca ganha especial atenção em qualquer cirurgia. Infartos prévios, arritmias e bloqueios de ramo são exemplos de doenças que podem dar um impacto negativo no procedimento.
Exame de gravidez
O exame de gravidez (beta HCG) é solicitado de rotina a todas as mulheres em idade reprodutiva. A gravidez é uma situação em que se deve ter especial atenção às cirurgias, incluindo a rinoplastia. Caso confirmada, é preferível que se adie o procedimento cirúrgico.
Radiografia de tórax
Avalia possiveis afecções cardiopulmonares
Tomografia computadorizada dos seios da face
A tomografia nos auxilia no intra operatorio , verificando alterações na anatomia da o nariz como desvio de septo ou rinossinusites cronicas que pode ser abordadas durante a cirurgia estética melhorando a função nasal.
Outros exames
Durante a avaliação, o médico pode solicitar outros exames para rinoplastia. Isso ocorre porque, dependendo da saúde do paciente, uma avaliação mais profunda pode ser necessária. Dentre os que podem ser solicitados estão:
- tomografia computadorizada;
- radiografia de tórax;
- ecocardiograma;
- testes de função hepática.
Os exames para rinoplastia são essenciais para que tudo corra bem na cirurgia e no pós-operatório. Por fim, a escolha de um profissional habilidoso e experiente pode fazer toda a diferença, principalmente em um procedimento estético.
Tem interesse em saber mais? Entre em contato com o Dr. Homero Ferraro!