Fazer uma cirurgia no nariz pode ser o sonho de muitas pessoas que desejam modificar o formato dessa parte do corpo, tornando-a mais harmônica em relação ao rosto.
Entretanto, nem todos os casos cirúrgicos acontecem por motivos estéticos e, algumas vezes, a indicação pode auxiliar as pessoas a respirarem melhor e a se livrarem de vários problemas de saúde.
Quer saber mais sobre a cirurgia no nariz e descobrir quais são suas indicações? Continue a leitura!
Cirurgia no nariz por motivos estéticos
A cirurgia no nariz por motivos estéticos é chamada de rinoplastia, e pode ser indicada para reduzir o tamanho do nariz, remover a giba nasal, remodelar a ponta ou ajustar algum ângulo entre o nariz e a face, tornando o nariz mais harmônico em relação à face.
Em geral, as questões estéticas do nariz costumam causar muitos problemas de autoconfiança nos pacientes, já que interferem na forma como eles se enxergam e até como se colocam na sociedade.
Para definir qual tipo de rinoplastia é mais indicado para o seu caso, o cirurgião faz uma análise de todo o seu rosto. As cirurgias mais comuns são as listadas a seguir.
Redução do dorso nasal
Indicada quando o paciente tem o dorso muito alto ou muito largo, com presença de Giba ou “calombo” na curvinha do osso do nariz.
Rinoplastia de aumento
Visa aumentar as dimensões do nariz para casos de mau desenvolvimento, perda do nariz ou de parte dele devido a trauma, após uma rinoplastia malsucedida etc.
Rinoplastia étnica
Busca modificar o formato do nariz sem perder a sua herança étnica. Geralmente, é feita por pessoas de determinados grupos étnicos que têm características mais marcantes no nariz, como a população da Oceania, da Ásia Oriental, da África e seus descendentes.
Rinoplastia pós-traumática
Indicada no caso de lesões sofridas na região do nariz e que levaram a danos nos ossos e nas cartilagens, alterando a estética e também a funcionalidade.
Remodelamento da ponta nasal
Para paciente que se queixam do aspecto da ponta do nariz seja devido ao seu formato, por exemplo ponta globosa ( arredondada) ou possuem a ponta nasal baixa.
De qualquer forma, é sempre muito importante buscar um cirurgião especializado, que definirá qual tipo de rinoplastia é mais indicado para o caso, mantendo a harmonia do rosto e garantindo um resultado bem mais natural. Na pratica não separamos os tipos de rinoplastia pois o mesmo nariz pode precisar de correções na ponta e no dorso nasal.
Cirurgia no nariz por motivos estruturais
Apesar de a cirurgia plástica no nariz ser a mais conhecida, muitas pessoas necessitam de procedimentos por motivos estruturais, que dificultam sua respiração e colocam em risco sua saúde.
Algumas das cirurgias mais indicadas nesses casos são as seguintes:
Desvio de septo
O septo é formado por osso e cartilagem, e ajuda a dividir as cavidades nasais. Contudo durante o crescimento do nosso nariz ou devido a traumas, podem ocorrer desvios que tornam difícil a respiração do paciente.
Remoção de adenoides
As adenoides são glândulas linfoides que ficam no fundo do nariz e que funcionam como uma defesa do corpo contra doenças, identificando vírus e bactérias, ajudando a produzir anticorpos. Em alguns casos, durante a infância, elas podem crescer mais que o esperado, obstruindo a passagem de ar.
Sinusite crônica
Esse é um tipo de cirurgia feita por vídeo e indicada para quem tem pólipos nasais ou sofre com sinusite crônica. Geralmente, o paciente apresenta sinusite de repetição, secreção nasal contínua e dor de cabeça frequente. Esse tipo de procedimento pode ser feito em conjunto com outras cirurgias do nariz, como correção de desvio de septo.
Correção de fratura nasal
É indicada após um trauma nasal . Depois da cirurgia, pode ser necessário o uso de gesso para fixar o osso. Normalmente, a cirurgia pode ser feita em até sete dias depois do trauma.
Vale a pena salientar que um mesmo paciente pode se submeter tanto a uma rinoplastia estética como a uma cirurgia funcional ao mesmo tempo.
Gostou de saber sobre a cirurgia no nariz? Então, leia mais sobre a rinoplastia.