Se você sempre sonhou em fazer uma cirurgia plástica de nariz por questões estéticas ou para corrigir algum problema respiratório, provavelmente já deve ter se deparado com as duas técnicas mais comuns do procedimento: a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada.
Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, e a escolha adequada para cada caso é definida durante uma avaliação realizada pelo cirurgião . Afinal, cada paciente tem a sua própria estrutura nasal, e esse é o ponto de partida para a escolha mais correta.
Quer saber quais são as principais diferenças entre essas duas modalidades de cirurgia plástica? Então continue a leitura e confira!
Rinoplastia aberta
A técnica de rinoplastia aberta consiste em pequenas incisões no tecido que separa as duas narinas, chamado de columela. Em seguida, a pele é erguida, de maneira a expor a parte interior do nariz e permitir que o médico examine melhor a estrutura nasal a ser alterada.
Dessa maneira, ele poderá remodelar o nariz, removendo ou acrescentando tecidos e cartilagem até atingir a aparência desejada. Todo o procedimento leva de duas a quatro horas para ser concluído.
Vantagens
A principal vantagem dessa modalidade é que o nível de precisão é muito mais evidente. Afinal, o cirurgião conta com uma ampliação do seu campo de visão, e isso permite que ele descubra exatamente os elementos que precisam ser corrigidos, o que garante precisão máxima e vantagens para a suturação.
O maior medo dos pacientes que são apresentados à técnica de rinoplastia aberta é o de ficarem com cicatrizes aparentes. A boa notícia é que as marcas deixadas por essa cirurgia são imperceptíveis — desde que seja realizada por um profissional capacitado.
Desvantagens
Por ser uma cirurgia um pouco mais invasiva, pode causar edemas mais demorados e exige um tempo de recuperação maior, o que retarda a obtenção do resultado final e pede mais cuidados no pós-operatório.
Rinoplastia fechada
Já na rinoplastia fechada, as incisões são realizadas no interior das narinas. A pele não é erguida, e o médico altera o aspecto do nariz sem qualquer visualização, por meio de instrumentos extremamente pequenos. Assim, o profissional acrescenta ou retira certos tecidos e cartilagem. Geralmente, esse procedimento tem a duração de uma a duas horas e sua anestesia pode ser local ou geral.
Vantagens
O que mais agrada aos pacientes em relação à técnica da rinoplastia fechada é que as incisões são feitas na parte interna do nariz, o que anula a possibilidade de haver cicatrizes visíveis. Além disso, o pós-operatório desse método é marcado pelo menor inchaço da região e por uma recuperação mais rápida.
Desvantagens
Como toda técnica cirúrgica, a rinoplastia fechada também apresenta algumas desvantagens: a visibilidade das estruturas nasais é comprometida e isso pode afetar os resultados que necessitam de precisão.
Por fim, apesar de algumas diferenças entre si, a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada podem possibilitar resultados extremamente satisfatórios. Para isso, basta que você procure um profissional competente que identifique as suas reais necessidades e ajude você a escolher o melhor procedimento.
E aí, gostou de conhecer as diferenças entre a rinoplastia aberta e a fechada? Quer ter mais informações sobre esse tipo de cirurgia? Então aproveite que está por aqui e leia o artigo “O que é Rinoplastia? Tudo que você precisa saber”! Vamos lá!