A rinoplastia estruturada é considerada a melhor modalidade de cirurgia plástica de nariz. Minimamente invasiva, ela apresenta diversas vantagens em relação às outras, com resultados mais duradouros e consistentes, melhorando o funcionamento nasal.
As cirurgias redutoras convencionais diminuem muito o tamanho do nariz e a passagem do ar, fazendo com que alguns problemas respiratórios ou estéticos apareçam a longo prazo, e essa técnica tão moderna também pode auxiliar nesse quesito. Quer saber mais sobre ela? Continue a leitura e confira!
Como a rinoplastia estruturada é realizada?
Alguns procedimentos realizados na rinoplastia redutora convencional são a diminuição e a remodelagem do nariz por meio da remoção de fragmentos dos ossos e das cartilagens nasais.
Entretanto, o principal diferencial da modalidade estruturada é a inserção de pontos de fixação e enxertos de cartilagem retirados do próprio paciente (normalmente do septo, da costela ou da orelha), o que fortalece e dá suporte ao esqueleto remanescente da região.
Para a realização desse procedimento, os médicos preferem utilizar a técnica de cirurgia aberta, que proporciona uma visão direta do septo, das cartilagens e também da parte funcional do nariz.
Diferentemente do modo convencional, essas incisões permitem que o médico levante a pele do osso e da cartilagem do nariz para examinar com clareza a estrutura nasal e, então, fazer os devidos ajustes.
Esse procedimento pode durar duas a quatro horas. A anestesia pode ser geral ou local, somente para adormecer o nariz e as áreas próximas, permitindo que o paciente permaneça acordado o tempo todo.
Quais são as suas principais vantagens?
Melhora as funções respiratórias
As funções respiratórias são beneficiadas pela correção do desvio de septo e da reestruturação do nariz. Além disso, esse procedimento também permite resultados mais duradouros, a fim de que o funcionamento nasal não se prejudique com o passar do tempo.
Beneficia a estética
Essa técnica também permite ao cirurgião ter maior previsão sobre o resultado a longo prazo. Pelo fato de a estrutura nasal ter sido esculpida e reforçada por enxertos durante o procedimento, o pós-operatório torna-se mais previsível e positivo.
Durante o procedimento a largura das narinas — tudo isso sem comprometer o sistema respiratório e com resultados permanentes e duradouros.
Como é a recuperação pós-operatória?
Geralmente, a recuperação é muito rápida e minimamente dolorosa. Deve-se usar compressas com gazes embebidas em soro fisiológico gelado por, pelo menos, sete dias, e os pontos serão retirados após esse período. O paciente poderá retornar às atividades normais 7 a 14 dias após a cirurgia.
Como podemos observar neste post, a rinoplastia estruturada é uma técnica moderna e segura de intervenção estética e funcional. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, deve ser devidamente realizada por profissional confiável e especializado, e somente após a análise detalhada de cada caso.
E aí, gostou de saber sobre a rinoplastia estruturada e todo o seu diferencial? Então, não deixe de conferir os 5 principais benefícios da rinoplastia e fique ainda mais informado sobre esse assunto tão bacana! Até a próxima!