Uma das cirurgias plásticas mais procuradas por pessoas que querem ter feições harmoniosas é a rinoplastia étnica. Além de melhorar a respiração, o procedimento promove modificações na aparência e, consequentemente, grande satisfação em pacientes que procuram realizá-lo.
Para ajudar você a entender em que consiste a técnica, para quem ela é indicada e quais são os cuidados pós-operatórios, continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!
O que é rinoplastia étnica?
A rinoplastia é um procedimento muito comum de cirurgia plástica. Ela tem a finalidade de modificar o tamanho e o formato do nariz, uma vez que atenua os traços étnicos de indivíduos de origem asiática, africana e mediterrânea.
A consulta inicial é muito importante, pois é o momento em que o paciente precisa expor ao cirurgião o que realmente deseja mudar. A partir daí, é feita uma avaliação dos ângulos e formato do nariz, assim como o grau de harmonia facial.
Os orientais são os que mais optam pela rinoplastia étnica, uma vez que possuem o dorso nasal extremamente rebaixado. Uma das técnicas utilizadas é o implante de silicone, porém há grande possibilidade de infecção, rejeição e deslocamento do material sólido no nariz.
Em vista disso, muitas vezes, a alternativa utilizada é o enxerto da cartilagem no próprio paciente para obter os resultados desejados!
Os africanos também procuram pelo procedimento, pois apresentam asas abertas, osso nasal curto e pele do nariz mais grossa. Nesse caso, a rinoplastia étnica ajuda a aumentar o dorso, reduzir as asas nasais, esculpir a ponta do órgão, além de projetá-lo para frente.
Como é feita a rinoplastia étnica?
A rinoplastia étnica pode ser realizada de maneira aberta ou fechada, de acordo com as características do nariz do paciente e da preferência do médico. O modo fechado, que promove uma visão mais limitada dos ossos e cartilagens, consiste em incisões feitas por dentro das narinas.
Já a técnica aberta permite uma visualização completa, podendo oferecer resultados mais duradouros, pois utiliza enxertos de sustentação e pontos fixos das estruturas internas com o propósito de minimizar as distorções das cicatrizes ao longo dos anos.
Vale ressaltar que, independentemente das técnicas usadas, a rinoplastia étnica pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, modificar a forma do dorso, afinar a ponta, alterar as narinas, assim como adulterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
Quais são os cuidados pós-operatório?
Como qualquer cirurgia, a rinoplastia étnica exige que o paciente tenha cuidado aos cuidados pós-operatórios para que os resultados sejam satisfatórios e não haja complicações posteriores. Confira alguns cuidados a seguir:
- evite traumas no nariz por 6 semanas;
- não tome medicação alguma sem orientação médica;
- não fume e não tome bebidas alcoólicas durante 7 dias.
Enfim, ao optar por fazer a cirurgia étnica, você deve saber que nos primeiros três meses já é possível notar 60% do resultado final. Entretanto, é preciso ter paciência para obter o refinamento total do procedimento, que vai começar a aparecer de um a dois anos após a intervenção!
Para obter mais informações sobre rinoplastia étnica, entre em contato com a Clínica Dr. Homero Ferraro e esclareça todas as suas dúvidas com profissionais treinados e capacitados!