Há alguns anos, havia uma crença popular de que as cirurgias plásticas eram procedimentos exclusivamente femininos. Hoje em dia, essa visão está muito mais distante. Uma prova disso é que a rinoplastia masculina, por exemplo, vem sendo cada vez mais procurada.
Rinoplastia é o nome dado a qualquer cirurgia plástica no nariz. São vários os objetivos dessa operação: ela envolve desde a melhora na respiração em pacientes com desvio de septo até uma harmonização estética do rosto.
Como é perceptível, no entanto, faces masculinas são muito diferentes das femininas. Como o nariz é uma estrutura central do rosto — e muito delicada — essas diferenças se tornam ainda mais importantes na rinoplastia masculina. A seguir, falaremos sobre os principais detalhes dessa operação. Vamos lá?
Quais as diferenças da rinoplastia feminina?
É necessário que a rinoplastia masculina considere as proporções do rosto masculino. A regra máxima é aumentar a harmonização da face, levando em consideração fatores como etnia e expectativas do paciente. Como as mudanças são definitivas, é aconselhável que a rinoplastia masculina seja feita apenas a partir dos 15 anos de idade.
As principais características que devem ser levadas em consideração nessa cirurgia estão relacionadas às diferenças no nariz. Homens têm um dorso nasal mais reto e sua angulação é menor do que o das mulheres. Por isso, o cirurgião deve se atentar para não deixar o nariz muito “arrebitado” ou com o dorso mais baixo.
Quando procurar a rinoplastia masculina?
O principal motivo da busca pela rinoplastia, em homens, ainda é a correção do desvio de septo. Nesse caso, a cirurgia é chamada de “rinosseptoplastia”, pois une a rinoplastia com a septoplastia, operação responsável por essa correção. Com ela, é possível harmonizar o rosto e melhorar a passagem de ar em pacientes com dificuldades em respirar pelo nariz.
A cirurgia exclusivamente estética, no entanto, vem crescendo nos últimos anos. Ela pode corrigir assimetrias, adequar o nariz a um desejo pessoal ou reduzir o dorso nasal. Dependendo da demanda, a rinoplastia pode ser dividida em vários tipos: ela pode ser de aumento, de redução, de ressecção das asas nasais, étnica, pós-traumática, entre outras.
O que levar em consideração para o procedimento?
Por se tratar de uma estrutura central do rosto, o nariz requer sempre cirurgias muito delicadas. No caso da rinoplastia masculina, esse cuidado deve aumentar: as diferenças entre ela e a rinoplastia feminina são muito sutis e podem pregar peças em médicos inexperientes. Isso pode fazer com que o pós-operatório dê uma sensação de estranheza, dando ao nariz um ar mais feminino.
Por isso, ao optar por uma rinoplastia masculina, é fundamental tomar todos os cuidados possíveis. Realizar todos os exames pré-operatórios e optar por um hospital de qualidade são essenciais para o sucesso do procedimento. Por fim — mas não menos importante — aposte sempre em profissionais experientes e de referência na área.
Na cidade de São Paulo, uma opção de qualidade e experiência é o Dr. Homero Ferraro. Referência em cirurgia de cabeça e pescoço, ele atua com especialistas renomados na área na Vila Olímpia, próxima ao Shopping JK Iguatemi. A clínica conta com infraestrutura de ponta e está preparada para resolver suas demandas.
Se você ficou interessado na rinoplastia masculina, que tal entrar em contato conosco? Agende uma consulta e veja quais são as possibilidades para o seu caso!