Você já fez uma cirurgia de nariz e não ficou satisfeito com o resultado? O nariz não ficou com a forma que você esperava ou a tão sonhada melhora da respiração não foi alcançada? Para corrigir problemas funcionais ou estéticos que não foram solucionados na primeira cirurgia, há a possibilidade de realização de uma nova intervenção: a rinoplastia secundária ou revisional.
A insatisfação com a primeira rinoplastia é um problema que atinge entre 15% e 40% das pessoas que já fizeram a cirurgia. Recomenda-se que o paciente aguarde no mínimo um ano após a primeira cirurgia para que os resultados possam ser analisados pelo médico que, então, vai verificar se há a necessidade de nova intervenção. Veja, a seguir, mais informações sobre a rinoplastia secundária.
O que você precisa saber antes de realizar a rinoplastia secundária?
A rinoplastia é considerada uma das cirurgias mais delicadas da face, por isso a realização da rinoplastia secundária pode ser ainda mais difícil. Isso porque as estruturas nasais já passaram por alterações e estão ainda mais sensíveis, o que vai exigir maior habilidade médica.
A complexidade da nova cirurgia também vai depender muito da quantidade de cirurgias realizadas anteriormente, da pele, das fibroses, deformidades nasais e cicatrizes que o paciente herdou da primeira vez.
Se o paciente já realizou muitos procedimentos, menor será a quantidade de tecido disponível para novas cirurgias. Se a cartilagem do septo nasal já foi utilizada na primeira cirurgia, o profissional terá que buscar em novos locais como orelhas e cartilagem da costela. Por isso é muito importante que a rinoplastia secundária seja realizada com muita atenção e cuidado por um profissional qualificado.
São dois os principais fatores que podem levar um paciente a optar por uma rinoplastia secundária:
Problemas de respiração
Quando após a primeira cirurgia permanece ou surge um desconforto respiratório. Isso significa que algo está errado! Um dos objetivos da rinoplastia é fazer com que o paciente alcance total alívio na respiração e nada deve impedi-lo de respirar tranquilamente. Uma rinoplastia secundária poderá corrigir esse problema.
Resultados estéticos não alcançados
Por se tratar de uma cirurgia muitas vezes modeladora, pode ser que o paciente não se sinta confortável com o aspecto físico do nariz após a primeira cirurgia. Problemas com a cicatrização, por exemplo, podem alterar o resultado final. Nesse caso, os resultados de uma rinoplastia secundária podem ser mais satisfatórios.
Após a realização da cirurgia, a maioria dos pacientes podem retomar suas atividades normais em 10 ou 15 dias. Os principais desconfortos, que são a dor e o inchaço, podem ser controlados com analgésicos e medicamentos fitoterápicos indicados pelo médico.
E lembre-se! O resultado final da rinoplastia e seus benefícios podem ser 100% alcançados até um ano após a realização do procedimento, por isso, é importante aguardar esse período para ter a certeza de que tudo saiu como o esperado.
Gostou de saber mais sobre a rinoplastia secundária? Siga-nos nas redes sociais — Facebook e Instagram — e acompanhe mais informações sobre este e outros assuntos.