Ter o nariz grande é um dos motivos pelos quais algumas pessoas procuram a rinoplastia de redução. Esse tipo de procedimento cirúrgico melhora a harmonia estética do rosto ao diminuir o tamanho do nariz e proporciona mais autoestima ao paciente.
O procedimento é indicado para situações em que o tamanho desproporcional de alguma parte do nariz causa desconforto ao indivíduo, pois corrige certas deformações das estruturas nasais por meio de técnicas que raspam os ossos e diminuem as cartilagens.
Se você é uma das pessoas que tanto se incomodam com o tamanho do nariz, vai gostar muito deste artigo. Nele, apresentaremos as principais informações sobre esse tipo de cirurgia. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira!
O que é a rinoplastia de redução?
A rinoplastia de redução visa diminuir esteticamente as estruturas do nariz, como o tamanho ou a largura da ponta, dos ossos que formam o dorso (giba nasal).
Quais são os principais tipos dessa cirurgia?
Os tipos de rinoplastia de redução variam conforme o resultado almejado pelo paciente e a área a ser trabalhada pelo cirurgião.
Redução do tamanho
Como o próprio nome já diz, esse tipo de cirurgia visa reduzir o tamanho ou a largura do nariz com a finalidade de harmonizar esteticamente o rosto.
Dorso
Há uma série de variações do dorso nasal que pode levar a uma rinoplastia de redução, como dorso muito alto, muito largo ou com giba — uma protuberância no meio do nariz, também chamada de calombo ou curvinha.
Caso o dorso seja alto e o nariz pequeno, em vez de rebaixá-lo o médico deverá projetar a ponta, realizando enxertos de cartilagem, se for preciso. Para afiná-lo, será realizada uma raspagem dos ossos. Já nos casos de giba dorsal, é removido o excesso ósseo ou cartilaginoso que dá forma a essa região protuberante.
Como ela é feita?
A rinoplastia de redução é sempre realizada com anestesia geral. No entanto, em alguns casos, é aplicada anestesia local nos tecidos nasais para diminuir o sangramento durante a cirurgia e garantir o conforto do paciente em relação à dor. O procedimento pode ser feito de duas maneiras: aberta ou fechada.
A primeira consiste em pequenas incisões no tecido que separa as duas narinas, chamado de columela. Em seguida, a pele é erguida, de maneira a expor a parte interior do nariz e permitir que o médico examine melhor a estrutura nasal a ser alterada. Já na segunda, as incisões são realizadas no interior das narinas. A pele não é erguida e o médico altera o aspecto do nariz , internamente.
Nas duas modalidades da cirurgia, alguns segmentos de cartilagem são retirados ou reestruturados de acordo com as necessidades estéticas e funcionais. A raspagem óssea é realizada para diminuir a altura do nariz, bem como o arrebitamento da ponta e fraturas para estreitá-lo. Além disso, possíveis desvios de septo são resolvidos no momento da cirurgia colaborando para melhores resultados esteticos e funcionais,
Ao fim da cirurgia, é aplicado um splint fixado dentro do nariz no septo nasal para imobilizar as estruturas que foram tratadas e que deverá ser mantido por cerca de uma semana.
E o pós-operatório?
O pós-operatório nesse tipo de cirurgia acontece sem grandes problemas, mas é importante seguir à risca as recomendações médicas. Geralmente, o repouso é de uma semana. Depois, é recomendado que o paciente faça pouco esforço nos primeiros 15 dias e só pratique esportes depois de um mês do procedimento. Já os pontos serão retirados de 5 a 7 dias após a cirurgia.
Normalmente, poderão aparecer algumas áreas roxas e inchaços por um período variável, principalmente na região embaixo dos olhos. Isso se deve à reação dos tecidos ao trauma da cirurgia. Também poderá ocorrer obstrução respiratória devido ao inchaço dos tecidos internos do nariz.
Por fim, é importante ressaltar que a rinoplastia de redução, como qualquer outra cirurgia, deve ser feita somente por um profissional qualificado e com conhecimento específico na área, como um otorrinolaringologista.
Além disso, esse procedimento não se limita à estética, mas também à parte funcional, já que pode resolver problemas como desvio de septo .
E aí, gostou de conhecer a rinoplastia de redução? Tem interesse em fazer esse tipo de cirurgia? Então, entre em contato conosco agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas e agendar uma avaliação!