A ocorrência de problemas respiratórios é muito comum para boa parte das pessoas, especialmente nos grandes centros urbanos, em que a presença de poeira e o excesso de poluentes acaba tornando a qualidade do ar muito ruim. Diante dessa realidade, conhecer quais são os tipos de sinusite existentes é muito importante.
Essa é uma doença muito incômoda, que ocorre de maneira bem incisiva em uma parte considerável das pessoas que sofrem desse mal. Você é uma delas? Não aguenta mais os sintomas da sinusite? Então, confira o conteúdo que preparamos e aprenda um pouco mais sobre esse tema!
Rinossinusite aguda
A rinossinusite aguda é uma das causas mais comuns das consultas ao otorrinolaringologista e, como o próprio nome diz, se trata de uma inflamação aguda, que não dura mais do que quatro semanas. Pode ser viral ou bacteriana, tendendo para esta última quando os sintomas duram mais do que dez dias.
O quadro inicia como resfriado comum , com obstrução dos seios paranasais e outros sintomas, como tosse, espirros, dor na face, obstrução nasal, coriza e febre. Vale ter em mente também que sua manifestação pode ser mais branda, dependendo do paciente e do tratamento adequado.
Podemos dizer que a sinusite é recorrente quando ocorrem três ou mais episódios da aguda por ano.
Sinusite crônica
Já a sinusite crônica pode ser mais incômoda, e os pacientes costumam tratá-la como uma das piores doenças para se ter. A sua duração pode se estender por quatro meses, e o quadro é tão incômodo que está correlacionado até mesmo com problemas psicológicos e outros problemas de saúde.
Por conta disso, essa variante da sinusite demanda atendimento médico imediato, para que o tratamento proposto seja realizado o mais brevemente possível, pois ela pode, até mesmo, ter efeitos colaterais irreversíveis. Além disso, é um tipo de patologia de que o paciente deseja se livrar o quanto antes.
Sinusite crônica agudizada
A sinusite crônica agudizada nada mais é do que a sinusite crônica com picos mais fortes de sintomas, cuja incidência pode acontecer sem nenhuma razão ou causa aparente. Ela pode acontecer, por exemplo, quando a pessoa se expõe a alguma situação que predisponha uma baixa imunidade momentânea, por exemplo.
Embora, durante esse curto espaço de tempo, o quadro sintomático fique aumentado, essa variante ainda não chega ao nível de gravidade da sinusite complicada, que pode acarretar implicações ainda mais severas e duradouras para o organismo.
Sinusite complicada
Por fim, a sinusite complicada é outro dos tipos de sinusite existentes em que não podemos deixar de falar. É a forma mais grave e disseminada, na qual a doença não afeta apenas os seios paranasais e se espalha por outras áreas do organismo, ou seja, podem ocorrer complicações locais ou sistêmicas em quaisquer fases.
Nesses casos, os pacientes podem apresentar alguns problemas bem sérios, como a meningite, abscessos cerebrais, entre outras situações que demandam atendimento médico imediato e de emergência.
Esses são os tipos de sinusite existentes. Gostou deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe informação para seus amigos!