A baixa autoestima é um problema que afeta muitas pessoas e que pode ter diversas causas, sendo a insatisfação com a aparência uma das mais comuns. Quem sofre com dentes tortos, falta de dentes ou até com um sorriso amarelado pode se sentir envergonhado e evitar sorrir com frequência.
Por isso, os tratamentos odontológicos são tão importantes. Além de melhorarem a qualidade de vida, eles ainda ajudam a elevar a autoestima, deixando você mais confiante e satisfeito com a própria imagem.
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Os cuidados com o sorriso e a autoestima
O sorriso é o nosso cartão de visitas e quem sorri mais passa a imagem de ser uma pessoa mais espontânea, aberta, afetuosa e até confiável. Em contrapartida, aqueles que quase nunca sorriem podem transmitir aos demais a sensação de ser uma pessoa mal humorada, tímida e retraída.
Tudo isso pode levar a dificuldades de relacionamento e até problemas na hora de conseguir um emprego ou de ser lembrado para uma promoção, principalmente para quem trabalha diretamente com o público.
Geralmente, a causa dessa dificuldade em sorrir é a vergonha causada por dentes desalinhados, amarelados ou manchados, pela presença de diastema (aquele “vão” entre os dentes da frente) ou pela falta de um ou mais dentes.
No entanto, a boa notícia é que a odontologia evoluiu muito e já existem vários tratamentos que buscam não apenas melhorar a parte funcional dos dentes, mas também cuidar da parte estética, devolvendo a autoestima dessas pessoas.
6 tratamentos odontológicos que podem mudar a relação com o seu sorriso
1. Limpeza
A limpeza profilática, aquela realizada no consultório, é extremamente importante para evitar que problemas bucais graves aconteçam, como uma inflamação da gengiva devido à presença de tártaro acumulado, por exemplo.
Com ela, o dentista retirará toda a placa bacteriana e o tártaro com uma raspagem e fará uma escovação específica, podendo também fazer a aplicação de flúor.
Para quem sofre com um sorriso levemente amarelado, a limpeza já consegue trazer ótimos resultados.
2. Clareamento dental
O sorriso amarelado é um dos problemas que mais incomodam as pessoas, e ele pode ser causado por várias questões, como hábitos alimentares, tabagismo, higiene bucal inadequada, uso de medicamentos e até pela genética.
É importante salientar que o clareamento dental apenas consegue clarear dentro das tonalidades possíveis para a cor original do dente do paciente.
Ou seja, os dentes não são todos da mesma cor e uma pessoa que tem um sorriso originalmente mais amarelado ou acinzentado poderá não conseguir chegar a uma tonalidade extremamente branca.
Tudo isso deverá ser conversado e explicado pelo dentista antes do procedimento. Além disso, você também deverá tomar alguns cuidados, evitando alimentos que possam pigmentar os dentes, como vinho, café e chá-preto, manter a higiene bucal em dia e tentar largar o cigarro.
O clareamento poderá ser feito tanto em casa, com o uso de moldeiras e géis específicos prescritos pelo dentista, quanto no consultório.
Quando bem executado, o clareamento traz ótimos resultados, sem causar problemas como a sensibilidade, por exemplo. Porém, vale lembrar que o clareamento não é eterno e você pode ter que refazê-lo de tempos em tempos, dependendo dos seus hábitos alimentares e de higiene.
3. Facetas e lentes de contato
Quem tem um sorriso muito amarelado, com pequenos desalinhamentos ou com manchas causadas por excesso de flúor ou uso de antibióticos — casos em que o clareamento não é recomendado — poderá se beneficiar com as facetas ou as lentes de contato.
As duas técnicas visam revestir os dentes com uma camada de porcelana, tornando-os mais claros e corrigindo pequenas imperfeições de formato, reduzindo vãos ou ampliando os dentes muito pequenos, por exemplo.
A diferença entre as duas é que as lentes de contato usam revestimentos mais finos e, portanto, necessitam de um desgaste mínimo no dente, tornando o procedimento mais simples.
Contudo, se você tem dentes muito desalinhados ou abertos, nenhuma dessas técnicas conseguirá reverter o problema. Nesses casos, a melhor opção é buscar por tratamentos odontológicos.
4. Implantes dentários
A falta de um ou mais dentes pode causar muitos problemas de autoestima, além de dificuldades de mastigação e de fala. Tudo isso causa insegurança ao sorrir ou comer determinados alimentos em público.
Mas você não precisa sofrer com isso. Os implantes dentários são tratamentos odontológicos seguros e capazes de renovar o seu sorriso e de devolver a função mastigatória e de fala, aumentando a sua qualidade de vida.
Em geral, os implantes são feitos sob pinos de titânio, que são biocompatíveis, ou seja, geram uma baixíssima taxa de rejeição. Eles podem ser feitos apenas para um dente ou para substituir vários dentes, dependendo das características do paciente.
O resultado é impressionante e totalmente imperceptível, deixando o seu sorriso revigorado e acabando com vários problemas, como dores e dificuldades que você possa sofrer por ter dentes a menos na sua arcada.
5. Aparelhos ortodônticos
Muitas pessoas acreditam erroneamente que os aparelhos podem ser usados apenas na infância. Se você sofre com desalinhamento dental, os tratamentos ortodônticos são capazes de corrigir esse problema, independentemente da sua idade.
Os dentes tortos trazem muito mais problemas do que apenas as questões estéticas e podem causar dores de cabeça, disfunções mastigatórias, dores na articulação temporomandibular (ATM), dores no pescoço e assim por diante.
O ideal, nesse caso, é buscar auxílio de um ortodontista, que é o profissional especializado na correção de dentes desalinhados. Ele solicitará alguns exames de imagens e, então, poderá propor o melhor método de tratamento, definindo o tempo máximo de permanência com o aparelho.
Hoje, já existem muitos tipos de aparelhos ortodônticos, inclusive estéticos, que não pesam no sorriso como os antigos totalmente de metal. Ainda é possível optar por bráquetes transparentes, pelo uso do aparelho na parte interna dos dentes ou até pelo aparelho invisível.
6. Plástica gengival
Outro problema que afeta muitas pessoas é o excesso de gengiva, principalmente no momento de sorrir. Essa questão é chamada de “sorriso gengival” e também pode ser corrigida com vários tratamentos odontológicos.
O mais comum é a plástica gengival, que retira esse excesso de gengiva, fazendo o contorno dos dentes e tornando o seu sorriso mais harmônico.
Além da plástica, outra possibilidade é a aplicação de botox, fazendo com que o lábio superior se eleve menos ao sorrir, impedindo que a gengiva seja mostrada. O botox também pode ser usado em outros tratamentos odontológicos, até mesmo para melhorar o contorno labial.
Como você viu, existem muitos tratamentos odontológicos capazes de melhorar a sua autoestima e a relação com o seu sorriso.
De qualquer forma, manter os bons hábitos de higiene bucal e se consultar periodicamente com o seu dentista já ajuda bastante a modificar o seu sorriso e a manter os resultados dos tratamentos.
Gostou de saber mais sobre os tratamentos odontológicos e como eles podem ajudar na sua autoestima? Visite o blog da Vital Implantes e fique por dentro de tudo sobre tratamentos dentarios!